Dia de colocar a mão na consciência

Dia de colocar a mão na consciência

Dia 20 de novembro é, para muitos, uma data reflexiva. Há mais de 323 anos, umas das maiores personalidades da cultura afro-brasileira lutava pelos direitos de um povo dominado e massacrado pela colônia portuguesa. Zumbi dos Palmares buscava por menos dominação e mais liberdade para o seu povo que sofria constantes ameaças. E hoje, pode – se dizer, que a sua contribuição histórica, foi além das fronteiras do seu quilombo.

Mesmo assim, somente após dois séculos de sua morte, a Lei Áurea que significava a abolição da escravatura no Brasil, 1888, foi sancionada pela princesa Isabel. Isso, para muitos, representava melhores condições de vida, libertação, a grande conquista havia, finalmente, chegado!. Mas, na prática, não foi bem assim. Os escravos “libertos” continuaram nas casas de seus senhores, porque, infelizmente, a independência não garantia capacitação profissional para conseguirem empregos melhores e dignidade. A luta por mais oportunidades estava apenas começando e, pode-se considerar, que ela dura até hoje.

Mesmo depois de tantas conquistas ao longo da história do Brasil, além de tantas contribuições para a construção da nossa cultura, a busca por igualdade social ainda persiste nos mais diferentes lugares. Longe das grandes cidades, as comunidades quilombolas também prosseguem lutando por mais dignidade e pelo direito de escolher o que querem ser, e fazer. As crianças, além de brincarem no rio, brincam de escolinha, de “médico”, de moda, brincam de sonhar, como qualquer outra criança. E, apesar de desejarem usufruir de tudo aquilo que o seu ambiente já oferece, elas querem mais. Mais igualdade, mais direitos na prática e mais oportunidades de serem seja lá o que quiserem ser.

Dia 20 de novembro é dia também de colocar a mão na consciência, lembrar de quem tentou e de quem ainda está tentando ter uma sociedade melhor. Dia de compartilhar as grandes histórias e incentivar, como puder, para que aconteçam mais. Porque, no final das contas, o que todo mundo almeja é ser tratado como igual, com respeito e valorização à sua singularidade como indivíduo.

 

Aviso: O conteúdo do texto é de responsabilidade de seu autor e não exprime, necessariamente, o ponto de vista da Ecam.

Compartilhe

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às Comunidades Quilombolas – Mãe Bernadete
Equipe Ecam

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às...

Mãe Bernadete – Foto de Walisson Braga – CONAQ É com profunda tristeza e indignação...

Continuar lendo

Compartilhe

20 anos de Ecam
Equipe Ecam

20 anos de Ecam

Imagem: Vanessa Eyng De uma expedição à Amazônia a mais de 300 territórios e comunidades...

Continuar lendo

Compartilhe

Preservação que nasce da ação
Equipe Ecam

Preservação que nasce da ação

Imagem: Vanessa Eyng A história da Ecam Negócios Sociais mostra que o grande pilar que sustenta um...

Continuar lendo

Compartilhe

Sai o desmatamento, entram os benefícios na fazenda
Equipe Ecam

Sai o desmatamento, entram os benefícios...

Projeto Pecuária Sustentável muda a forma de se planejar e executar a atividade, gerando ganhos...

Continuar lendo

Compartilhe