Diversidade no Natal? Conheça os países que comemoram de um jeito inusitado

Diversidade no Natal? Conheça os países que comemoram de um jeito inusitado

Luzes por toda parte, desejos prestes a serem realizados e uma ceia bem farta. No dia 25 de dezembro comera-se o Natal, uma das datas mais importante do ano, tanto, que é celebrada por mais de 160 países. E você, já parou para imaginar como essa data ganha forma em cada um desses países? Várias culturas, valores e jeitos completamente diferentes comemoram um só nascimento, o do menino Jesus. É a maior festa de aniversário do mundo!

E como a Ecam não poderia ficar fora dessa data tão especial, separamos quatros países, de continente diferentes, para mostrar como cada um torna o seu natal único. Assim, a gente sente pelo menos um gostinho de toda essa diversidade.

  1. Um Natal Tropical

Na Austrália, assim como no Brasil, a neve sai de cena e entra o clima tropical, em temperaturas acima de 30º C.  A véspera de Natal, para os australianos, é mais um dia normal. Diferente de nós, eles comemoram somente no dia 25, com almoços realizados, geralmente, em campos, parques e praias. O encontro com familiares e amigos complementa a festa.

  1. Lanchinho para a viagem

A oeste do continente europeu, os irlandeses têm um costume bastante inusitado. Para que o bom velhinho descanse depois da longa viagem, muitas famílias deixam de presente para o papai Noel, nas chaminés ou nas janelas, um pedaço de mince pie (uma torta doce) e uma garrafa de Guinness, para que, depois da missão cumprida, ele possa comer e seguir viagem.

  1. Festa pra lá de animada

No México, as comemorações iniciam 8 dias antes da véspera de Natal. Acontece que, por lá, é celebrada a festa tradicional conhecida por Las posadas. Nesse período, os mexicanos celebram, com procissões, encenações e muita música, a jornada de José e Maria à manjedoura, lugar onde Cristo nasceu. Finalmente, no dia 24 e 25 os mexicanos cantam para o menino Jesus e comemoram acendendo foguetes.

  1. “Não precisa ser só pinheiro”

Na África Ocidental, na Libéria, as palmeiras viram árvore de Natal, e com vários sinos decorativos. À noite, os liberianos realizam um jantar, em que todos se reúnem em círculo, em volta da comida. A festa ainda conta com jogos e fogos de artifícios.

Aqui na Ecam, a gente aprende que não importa se é do Brasil, do interior da Amazônia, ou se é do outro lado do mundo, cada um tem a sua forma de aproveitar a vida e celebrar dias importantes, como este. A pluralidade sempre vai existir seja de uma comunidade, estado ou de um país para outro, e é isso que deixa a vida ainda mais rica. O importante é saber respeitar e aprender com as diferenças.

Assim, de um jeito bem Ecam, desejamos que, neste Natal, você regue a sua árvore com muito amor paz e união, para começar o ano com o pé direito.

Boas festas!

 

Aviso: O conteúdo do texto é de responsabilidade de seu autor e não exprime, necessariamente, o ponto de vista da Ecam.

Compartilhe

Equipe Ecam
Todos os posts

Atuando pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental, a Ecam desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente.

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às Comunidades Quilombolas – Mãe Bernadete
Equipe Ecam

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às...

Mãe Bernadete – Foto de Walisson Braga – CONAQ É com profunda tristeza e indignação...

Continuar lendo

Compartilhe

20 anos de Ecam
Equipe Ecam

20 anos de Ecam

Imagem: Vanessa Eyng De uma expedição à Amazônia a mais de 300 territórios e comunidades...

Continuar lendo

Compartilhe

Preservação que nasce da ação
Equipe Ecam

Preservação que nasce da ação

Imagem: Vanessa Eyng A história da Ecam Negócios Sociais mostra que o grande pilar que sustenta um...

Continuar lendo

Compartilhe

Sai o desmatamento, entram os benefícios na fazenda
Equipe Ecam

Sai o desmatamento, entram os benefícios...

Projeto Pecuária Sustentável muda a forma de se planejar e executar a atividade, gerando ganhos...

Continuar lendo

Compartilhe