Investimento social também é negócio na Ecam

Investimento social também é negócio na Ecam

O modo de fazer negócios mudou. As empresas precisam entregar mais do que produtos e serviços, devem mostrar compromisso com valores para uma comunidade, país ou mesmo para o planeta. A Ecam  percebeu que muitas empresas precisam ir além de seus negócios, mas ainda não sabem como. Foi assim que usou sua expertise em projetos sociais para, de mãos dadas com a iniciativa privada e a sociedade, pensar e entregar soluções para atender seu propósito: o equilíbrio entre a atividade econômica, o bem-estar social e a preservação ambiental.

Ao longo dos anos, a Ecam desenvolveu um modelo próprio no diagnóstico e implementação de soluções práticas e eficazes, que servem para potencializar os resultados de investimentos sociais por parte de empreendimentos de alto impacto, como mineradoras, geradoras de energia, portos, agronegócio, dentre outros, sejam eles instalados em ambientes florestais, rurais ou urbanos. O modelo da Ecam Negócios Sociais visa a “construção e implementação de processos de licenciamento social”, promovendo a parceria entre o desenvolvimento econômico, a sociedade, o poder público e a preservação do meio ambiente.

Para sugerir as melhores formas de investimentos socioambientais e projetos de melhor retorno para empresas, Negócios Sociais oferece serviços como:

  • Consultoria socioambiental e de relacionamento;
  • Análises socioambientais;
  • Levantamentos socioeconômicos participativos;
  • Processos de consentimento prévio, livre e informado;
  • Mediação de conflitos socioambientais;
  • Treinamentos sobre gestão socioambiental para empresas;
  • Entre outros.

Os benefícios da parceria Ecam-empresa incluem: a potencialização dos resultados dos investimentos sociais, a construção e implementação de processos de licenciamento social, a melhoria do relacionamento com comunidades locais, além do impacto positivo no valor de mercado da marca do empreendimento devido a sua contribuição ao desenvolvimento sustentável.

Para o diretor da Ecam, Vasco Van Roosmalen, o mercado não pode mais tratar os projetos sociais e ambientais como algo feito de qualquer maneira. “Temos um modelo próprio, desenvolvido somando a experiência de anos na área, com grande expertise da nossa equipe multidisciplinar. Tudo isso para apresentar às instituições privadas soluções que sejam realmente efetivas, compreendendo orçamentos específicos, e evitando os prejuízos financeiros e de imagem”.

Compartilhe

Equipe Ecam
Todos os posts

Atuando pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental, a Ecam desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente.

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às Comunidades Quilombolas – Mãe Bernadete
Equipe Ecam

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às...

Mãe Bernadete – Foto de Walisson Braga – CONAQ É com profunda tristeza e indignação...

Continuar lendo

Compartilhe

20 anos de Ecam
Equipe Ecam

20 anos de Ecam

Imagem: Vanessa Eyng De uma expedição à Amazônia a mais de 300 territórios e comunidades...

Continuar lendo

Compartilhe

Preservação que nasce da ação
Equipe Ecam

Preservação que nasce da ação

Imagem: Vanessa Eyng A história da Ecam Negócios Sociais mostra que o grande pilar que sustenta um...

Continuar lendo

Compartilhe

Sai o desmatamento, entram os benefícios na fazenda
Equipe Ecam

Sai o desmatamento, entram os benefícios...

Projeto Pecuária Sustentável muda a forma de se planejar e executar a atividade, gerando ganhos...

Continuar lendo

Compartilhe