Investimento social também é negócio na Ecam

Investimento social também é negócio na Ecam

O modo de fazer negócios mudou. As empresas precisam entregar mais do que produtos e serviços, devem mostrar compromisso com valores para uma comunidade, país ou mesmo para o planeta. A Ecam  percebeu que muitas empresas precisam ir além de seus negócios, mas ainda não sabem como. Foi assim que usou sua expertise em projetos sociais para, de mãos dadas com a iniciativa privada e a sociedade, pensar e entregar soluções para atender seu propósito: o equilíbrio entre a atividade econômica, o bem-estar social e a preservação ambiental.

Ao longo dos anos, a Ecam desenvolveu um modelo próprio no diagnóstico e implementação de soluções práticas e eficazes, que servem para potencializar os resultados de investimentos sociais por parte de empreendimentos de alto impacto, como mineradoras, geradoras de energia, portos, agronegócio, dentre outros, sejam eles instalados em ambientes florestais, rurais ou urbanos. O modelo da Ecam Negócios Sociais visa a “construção e implementação de processos de licenciamento social”, promovendo a parceria entre o desenvolvimento econômico, a sociedade, o poder público e a preservação do meio ambiente.

Para sugerir as melhores formas de investimentos socioambientais e projetos de melhor retorno para empresas, Negócios Sociais oferece serviços como:

  • Consultoria socioambiental e de relacionamento;
  • Análises socioambientais;
  • Levantamentos socioeconômicos participativos;
  • Processos de consentimento prévio, livre e informado;
  • Mediação de conflitos socioambientais;
  • Treinamentos sobre gestão socioambiental para empresas;
  • Entre outros.

Os benefícios da parceria Ecam-empresa incluem: a potencialização dos resultados dos investimentos sociais, a construção e implementação de processos de licenciamento social, a melhoria do relacionamento com comunidades locais, além do impacto positivo no valor de mercado da marca do empreendimento devido a sua contribuição ao desenvolvimento sustentável.

Para o diretor da Ecam, Vasco Van Roosmalen, o mercado não pode mais tratar os projetos sociais e ambientais como algo feito de qualquer maneira. “Temos um modelo próprio, desenvolvido somando a experiência de anos na área, com grande expertise da nossa equipe multidisciplinar. Tudo isso para apresentar às instituições privadas soluções que sejam realmente efetivas, compreendendo orçamentos específicos, e evitando os prejuízos financeiros e de imagem”.

Compartilhe

Equipe Ecam
Todos os posts

ECAM NO GEO FOR GOOD

ECAM NO GEO FOR GOOD

O Geo for Good Summit é um evento promovido pela Google Solidário que reúne, anualmente,...

Continuar lendo

Compartilhe

O que é a Agenda 2030 e quais os seus objetivos
Equipe Ecam

O que é a Agenda 2030 e quais os seus...

O que é a agenda 2030 A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de...

Continuar lendo

Compartilhe

Amazônia Legal e a atuação do Compartilhando Mundos
Equipe Ecam

Amazônia Legal e a atuação do...

Programa já atuou em seis estados da região Conheça a Amazônia Legal O nome Amazônia Legal é...

Continuar lendo

Compartilhe

Conheça iniciativas que nasceram durante a pandemia
Equipe Ecam

Conheça iniciativas que nasceram durante a...

Certamente, ninguém imaginou que em 2020 teríamos que lidar com uma pandemia. Neste período,...

Continuar lendo

Compartilhe