Sobre a Pecuária Sustentável

Sobre a Pecuária Sustentável

Fizemos um estudo apresentando o desenvolvimento de uma proposta metodológica, baseada em modelagem espacial de dados, aplicada à realização do diagnóstico e monitoramento da pecuária em 15 fazendas do extremo sul de Oriximiná-PA. O modelo de integração de dados executado com as ferramentas de geoprocessamento foi ponderado por especialistas em pecuária e meio ambiente.

A escolha por este tipo de modelo justifica-se pela necessidade de adotar uma perspectiva integrada dos componentes do fenômeno estudado, sobretudo por se tratar de sustentabilidade, como um processo de interações ambientais e sociais. Assim, a análise espacial multicritério, com técnicas de indexação por overlay, foi escolhida para viabilizar o desenvolvimento da pesquisa.

A partir dos dados obtidos, foram criadas três camadas – (i) adaptação às práticas de pecuária sustentável, (ii) socioeconomia e (iii) desmatamento – que somadas representam o diagnóstico das fazendas. O trabalho foi desenvolvido sob a hipótese de que quanto mais adaptadas às práticas de pecuária sustentável, maiores os indicadores de socioeconomia e menores os índices de desmatamento. O estudo revelou que as fazendas com maior número de práticas sustentáveis apresentam maior desenvolvimento econômico, mas os índices de desmatamento também estão muito altos nestas fazendas.

Além disso, o uso da análise multicritério se mostrou eficiente para preservar as devidas proporções de impacto para cada variável e as correlações existentes entre estas na composição do cenário estudado. O estudo evidenciou ainda áreas prioritárias de ação do programa Pecuária Sustentável em implementação no município.  

Quer saber mais? Da uma olhadinha no material que temos publicado – http://ecam.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Muryel-Arantes_Artigo-pecuaria.pdf

Compartilhe

Mury Arantes
Todos os posts

Muryel Arantes é geógrafa, mestre em gestão ambiental e territorial, especialista em geoprocessamento, coordenadora de projetos na Ecam, viciada em café e apaixonada em açaí.

Você conhece a Ecam Projetos Sociais?
Equipe Ecam

Você conhece a Ecam Projetos Sociais?

Desde 2002, a Ecam trabalha com projetos de valorização dos povos da floresta e conservação...

Continuar lendo

Compartilhe

Educação e Pesquisa: Importância dos Povos e Comunidades Tradicionais no desenvolvimento científico
Meline Machado

Educação e Pesquisa: Importância dos...

Que a pesquisa científica é uma necessidade nacional nós sabemos (apesar de uma parcela da...

Continuar lendo

Compartilhe

Investimento social também é negócio na Ecam
Equipe Ecam

Investimento social também é negócio na...

O modo de fazer negócios mudou. As empresas precisam entregar mais do que produtos e serviços,...

Continuar lendo

Compartilhe

Diversidade no Natal? Conheça os países que comemoram de um jeito inusitado
Fernanda Costa

Diversidade no Natal? Conheça os países...

Luzes por toda parte, desejos prestes a serem realizados e uma ceia bem farta. No dia 25 de dezembro...

Continuar lendo

Compartilhe