Sobre a Pecuária Sustentável

Sobre a Pecuária Sustentável

Fizemos um estudo apresentando o desenvolvimento de uma proposta metodológica, baseada em modelagem espacial de dados, aplicada à realização do diagnóstico e monitoramento da pecuária em 15 fazendas do extremo sul de Oriximiná-PA. O modelo de integração de dados executado com as ferramentas de geoprocessamento foi ponderado por especialistas em pecuária e meio ambiente.

A escolha por este tipo de modelo justifica-se pela necessidade de adotar uma perspectiva integrada dos componentes do fenômeno estudado, sobretudo por se tratar de sustentabilidade, como um processo de interações ambientais e sociais. Assim, a análise espacial multicritério, com técnicas de indexação por overlay, foi escolhida para viabilizar o desenvolvimento da pesquisa.

A partir dos dados obtidos, foram criadas três camadas – (i) adaptação às práticas de pecuária sustentável, (ii) socioeconomia e (iii) desmatamento – que somadas representam o diagnóstico das fazendas. O trabalho foi desenvolvido sob a hipótese de que quanto mais adaptadas às práticas de pecuária sustentável, maiores os indicadores de socioeconomia e menores os índices de desmatamento. O estudo revelou que as fazendas com maior número de práticas sustentáveis apresentam maior desenvolvimento econômico, mas os índices de desmatamento também estão muito altos nestas fazendas.

Além disso, o uso da análise multicritério se mostrou eficiente para preservar as devidas proporções de impacto para cada variável e as correlações existentes entre estas na composição do cenário estudado. O estudo evidenciou ainda áreas prioritárias de ação do programa Pecuária Sustentável em implementação no município.  

Quer saber mais? Da uma olhadinha no material que temos publicado – http://ecam.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Muryel-Arantes_Artigo-pecuaria.pdf

Compartilhe

Mury Arantes
Todos os posts

Muryel Arantes é geógrafa, mestre em gestão ambiental e territorial, especialista em geoprocessamento, coordenadora de projetos na Ecam, viciada em café e apaixonada em açaí.

Dia de colocar a mão na consciência
Fernanda Costa

Dia de colocar a mão na consciência

Dia 20 de novembro é, para muitos, uma data reflexiva. Há mais de 323 anos, umas das maiores...

Continuar lendo

Compartilhe

Sobre gestão socioambiental
Mury Arantes

Sobre gestão socioambiental

Dentre as responsabilidades atribuídas ao Estado pela Constituição Federal de 1988, relacionadas...

Continuar lendo

Compartilhe

Sobre a Pecuária Sustentável
Mury Arantes

Sobre a Pecuária Sustentável

Fizemos um estudo apresentando o desenvolvimento de uma proposta metodológica, baseada em modelagem...

Continuar lendo

Compartilhe

Mapeamento Cultural e Gestão Territorial de Terras Indígenas: O Uso dos Etnomapas
Meline Machado

Mapeamento Cultural e Gestão Territorial...

          A gestão dos territórios é o que se pretende alcançar com as discussões e...

Continuar lendo

Compartilhe