RELEMBRE O ANO 2020 DA ECAM

RELEMBRE O ANO 2020 DA ECAM

2020: o ano em que enfrentamos uma pandemia e tivemos que nos adaptar como equipe.

A verdade é que cada pessoa e instituição tem uma história única para contar de todo esse período. E, felizmente, apesar de todas as dificuldades e contratempos, também temos motivos para nos orgulharmos como equipe.

Então, hoje, convidamos você a olhar por um novo ângulo e relembrar com a gente  os grandes desafios que superamos neste ano.

Como você sabe, a essência da Ecam está no relacionamento, na troca de experiência, no contato, no olhar.  Está, muitas vezes, em perceber nas entrelinhas o que o outro precisa.

O relacionamento próximo é a realidade do nosso trabalho. E quando olhamos para 2020, percebemos que as nossas principais qualidades, como organização, precisaram ser adaptadas, para continuar entregando o melhor resultado possível para as comunidades e para os nossos colaboradores.

Com isso, o primeiro grande passo deste ano com certeza foi se ambientar ao cenário coberto de desafios: trabalhar exclusivamente de casa, pensar em maneiras diferentes de continuar atendendo as comunidades e manter a nossa força como equipe.

Foi difícil no início? Muito. Mas reparando em algumas experiências, podemos falar que foi possível.

Neste ano, pudemos auxiliar as comunidades de uma maneira diferente, com a campanha #TodosContraaCovid19 a Ecam e parceiros puderam apoiar territórios e comunidades de em vários estados do país .

E ainda pudemos publicar o Estudo “Quilombos e Quilombolas na Amazônia: os desafios para o (re) conhecimento”, a primeira pesquisa socioeconômica feita pela e para as comunidades quilombolas.

Sem falar nas entregas dos dados socioeconômicos por Estado, que estão sendo realizadas por webinars. Formatos até então distantes que se tornaram parte da nossa realidade e pontes para relacionamentos.

E falando em relacionamento à distância, não podemos deixar de citar a nossa participação no Geo For Good, um evento onde são apresentados projetos inovadores de várias partes do mundo.

E foi diretamente da nossa casa que apresentamos a análise “Mapeamento de vulnerabilidade nas comunidades tradicionais da Amazônia diante da pandemia de COVID-19”, que constatou os diferentes níveis de contaminação por covid-19 em 60 comunidades da Amazônia Brasileira. Uma contribuição científica valiosa.

Sem dúvidas, temos muito o que levar de 2020. Uma bagagem cheia de resiliência, coragem, compromisso e principalmente união. Superamos cada desafio juntos. Ficamos ainda mais fortes. Prontos para 2021.

Por isso, a cada um que esteve conosco neste ano de tantas mudanças, mas de inúmeras superações, desejamos de todo coração um feliz natal e um incrível ano novo.

Com carinho,

Ecam Projetos Sociais e Ecam Negócios Sociais.

Compartilhe

Equipe Ecam
Todos os posts

Atuando pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental, a Ecam desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente.

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às Comunidades Quilombolas – Mãe Bernadete
Equipe Ecam

Nota de Pesar e Repúdio em Apoio às...

Mãe Bernadete – Foto de Walisson Braga – CONAQ É com profunda tristeza e indignação...

Continuar lendo

Compartilhe

20 anos de Ecam
Equipe Ecam

20 anos de Ecam

Imagem: Vanessa Eyng De uma expedição à Amazônia a mais de 300 territórios e comunidades...

Continuar lendo

Compartilhe

Preservação que nasce da ação
Equipe Ecam

Preservação que nasce da ação

Imagem: Vanessa Eyng A história da Ecam Negócios Sociais mostra que o grande pilar que sustenta um...

Continuar lendo

Compartilhe

Sai o desmatamento, entram os benefícios na fazenda
Equipe Ecam

Sai o desmatamento, entram os benefícios...

Projeto Pecuária Sustentável muda a forma de se planejar e executar a atividade, gerando ganhos...

Continuar lendo

Compartilhe