07/10/2020

Por Fernanda Costa

Cursistas do Projeto Capacitar para Conservar passam em processo seletivo para Guardaparque

Cursistas do Projeto Capacitar para Conservar passam em processo seletivo para Guardaparque

Ao todo, o curso de Guardaparque, oferecido pela Ecam em parceria com o Fundo Amazônia, capacitou mais de 160 agentes e gestores ambientais.

Seis guardaparques comemoram ao passar no processo seletivo realizado pelo Bioparque da Amazônia Arinaldo Gomes Barreto. A comemoração é ainda maior porque o grupo fez parte das capacitações do Projeto Capacitar para Conservar, uma parceria entre a Ecam e o Fundo Amazônia, que certificou 128 e aperfeiçoou 38 novos guardaparques, visando o fortalecimento das Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amapá. 

Um dos selecionados conta que, após participar da capacitação de guardaparque, alcançou os requisitos necessários para preencher a vaga. “Depois do curso, eu tive uma nova visão sobre o meio ambiente. O curso foi exatamente para somarmos nas unidades de conservação, com o monitoramento do parque e de possíveis queimadas, assim como ensinar educação ambiental a todos que visitam o Bioparque”, explica Jackiel da Silva, participante da primeira turma do curso de guardaparque, realizada em 2015.

Atualmente, as Unidades de Conservação (UCs) têm um papel fundamental e estratégico para a preservação ambiental na região amazônica, assim como de promover o turismo local e o uso sustentável dos recursos da região. Nesse contexto, os cursos realizados foram desenvolvidos com temáticas específicas para aperfeiçoar a gestão tanto dentro das Unidades como no seu entorno. Entre os assuntos do curso, destacam-se noções em cartografia, GPS, monitoramento, áreas protegidas, resgate, fauna e flora.

Além da parceria entre Ecam e o Fundo Amazônia, o Projeto contou com o apoio de outras instituições, como: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e o Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF). 

Fruto das experiências dentro do Projeto Capacitar Para Conservar, nasceu o estudo “Olhares e Diálogos para a Gestão Territorial: Formação de Guardaparques Comunitários para a Conservação em Áreas Protegidas“, que você pode conferir agora mesmo  AQUI.

Sobre a Ecam

A Ecam é uma organização que atua pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental. Desde 2002, apoia os povos e comunidades na implementação de projetos e processos que buscam promover e fortalecer o conhecimento relacionado à gestão territorial e ambiental de seus territórios. 

Compartilhando Mundos: quilombolas do Amapá vão receber a devolutiva da pesquisa no próximo dia 05

Compartilhando Mundos: quilombolas do Amapá vão receber a...

Após percorrer 107 quilombos  de seis estados da Amazônia Legal e mapear a realidade de mais de 12 quilombolas, os Programas Novas Tecnologias e...

Cursistas do Projeto Capacitar para Conservar passam em processo seletivo para Guardaparque

Cursistas do Projeto Capacitar para Conservar passam em...

Ao todo, o curso de Guardaparque, oferecido pela Ecam em parceria com o Fundo Amazônia, capacitou mais de 160 agentes e gestores ambientais. Seis...

Quilombolas pedem ao STF plano emergencial de enfrentamento à Covid-19

Quilombolas pedem ao STF plano emergencial de enfrentamento...

A ação solicita medidas urgentes de acesso à saúde, segurança alimentar e garantia de isolamento em suas comunidades.  Diante do ocorrência e...

Em meio a pandemia, Ecam e parceiros apoiam comunidades tradicionais de  9 Estados

Em meio a pandemia, Ecam e parceiros apoiam comunidades...

Cestas básicas, kits de higiene e equipamentos médicos fazem parte das doações. Ecam e parceiros realizam entrega de materiais de apoio para povos...