12/12/2022

Por Ecam

Confira estudo sobre acesso a créditos e financiamentos para fomento da agricultura familiar quilombola

Confira estudo sobre acesso a créditos e financiamentos para fomento da agricultura familiar quilombola

Ecam e CONAQ lançam o Roteiro de acesso aos créditos e financiamentos voltados à Agricultura Familiar Quilombola. O estudo busca analisar as principais linhas de créditos, projetos e financiamentos (públicos, privados e coletivos) voltados à pauta da agricultura familiar. 

O material também apresenta quadros que detalham os caminhos de acesso às políticas e os principais pontos necessários para a elaboração de projetos, sendo um instrumento apoiar as comunidades quilombolas na definição dos caminhos mais viáveis para acesso a crédito e recursos financeiros, visando o fomento da agricultura familair quilombola. 

Confira os principais tópicos da publicação:

  1. Seção sobre o acesso a crédito, com uma visão crítica sobre o caminho que viabilizou as políticas públicas atuais, para agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa Agroamigo e Crediamigo. 
  2. Seção sobre as políticas estaduais implementadas por agências de fomento dos estados envolvidos na iniciativa. 
  3. Seção sobre os principais editais de apoio a pequenos projetos comunitários, considerando fundos de apoio, seja da cooperação internacional e até mesmo de fundos patrimoniais. 
  4. Seção sobre experiências exitosas, relacionando o protagonismo comunitário, metodologias e tecnologias sociais construídas nas comunidades, particularmente sobre os Fundos Rotativos Solidários e o Banco Comunitário de Desenvolvimento.

A publicação faz parte da iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola, realizada pela CONAQ, Ecam e parceiros. Clique aqui e acesse o material na íntegra. 

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...