18/07/2022

Por Ecam

Evento online reunirá organizações nacionais para discutir estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar quilombola.

Evento online reunirá organizações nacionais para discutir estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar quilombola.

O encontro faz parte das ações da Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola, já presente nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado.

A Iniciativa da Agricultura Familiar vai realizar, no próximo dia 25, evento online com organizações nacionais que atuam com comunidades quilombolas e incentivam práticas produtivas nos quilombos. O encontro será uma oportunidade para debater os dados levantados nos últimos dois anos e pensar em novas ações para o fortalecimento da atividade no país. 

Este será o 10º webinar promovido pela Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola e o primeiro de caráter nacional. A Iniciativa tem atuado nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado e já realizou a entrega de dados por webinars em todos os estados envolvidos nas ações, como Amapá, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO).  

Segundo Kátia Penha, uma das coordenadoras, os últimos webinars tiveram o objetivo de apresentar os diagnósticos da agricultura familiar de cada estado às organizações locais, a fim de pensar em ações estratégicas com as comunidades quilombolas. “Além disso, os webinars são uma ferramenta para apoiar no reconhecimento das comunidades, enquanto agricultoras e mitigadoras das mudanças climáticas”, destaca.

Agora, o webinar nacional vai reunir instituições nacionais, entre elas públicas, privadas e do terceiro setor, para apresentar e debater sobre os produtos realizados no Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar Quilombola, além de conversar sobre como contribuir para a superação dos desafios apontados e a importância das políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar.

“A partir da realização do Webinar Nacional, espera-se que o movimento CONAQ, suas filiadas e as comunidades quilombolas possam contar com uma rede interinstitucional de fortalecimento da AFQ, principalmente para a superação dos desafios apontados no diagnóstico e também para promover a visibilidade quilombola na pauta da segurança alimentar e geração de renda”, complementa Meline Machado, coordenadora na Iniciativa. 

Entre os convidados(as) já confirmados para o evento estão: Porticus, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Socioambiental (ISA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e muitos outros. A transmissão do “Webinar Nacional – Diagnóstico da Agricultura Familiar quilombola: estratégias para o fortalecimento” será ao vivo no canal do YouTube da Conaq e Ecam no dia 25, segunda-feira, às 15h00. Acompanhe a transmissão pelo link: youtu.be/conaquilombos

A Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola, atualmente, é desenvolvida pelas comunidades quilombolas e a Ecam Projetos Sociais, por meio de dois projetos: o Diagnóstico Macro Situacional da Agricultura Familiar Quilombola, realizado, em parceria com a CONAQ e apoio da Porticus, na Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins e Quilombo Mesquita (GO).  E também pelo projeto Quilombo Solidário: Renda e Produção, realizado em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), CONAQ-AP e comunidades quilombolas de Rondônia, no estado do Amapá e de Rondônia.

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e...

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à...

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com doação de ferramentas

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com...

O Projeto Quilombo Solidário: renda e produção atingiu uma fase crucial, marcada pela implementação de práticas sustentáveis e pela doação de...