08/07/2022

Por Ecam

Pontos de internet são instalados em comunidades rurais de Juruti (PA)

Pontos de internet são instalados em comunidades rurais de Juruti (PA)

No mês de junho, três pontos de internet foram inaugurados em comunidades rurais do município de Juruti (PA). A ação faz parte do projeto de inclusão digital, desempenhado, na região, pelas comunidades e associações locais — ACOGLEC, APRAS e ACOPRUMS — em parceria com a Ecam Projetos Sociais e apoio do Instituto Alcoa.

As atividades do projeto vêm sendo realizadas desde dezembro de 2021, quando a Ecam e comunidades locais promoveram as primeiras reuniões para apresentação do projeto e mapeamento de possíveis áreas para instalação de pontos de internet. A parceria possibilitou a construção de bases para antenas e ativação dos sistemas nas comunidades Justina, São Brás e Prudente.

O acesso à internet no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, especialmente nas zonas rurais do país, porém muitas comunidades da região norte ainda precisam lidar com desafios no seu dia a dia para se conectar — percebidos no alto custo dos serviços, baixa qualidade de conexão e na cobertura limitada ou inexistente (Fonte: Idec, 2022).

Segundo Beto Lages, consultor técnico na Ecam, o projeto vem trabalhando para minimizar gargalos como esses e promover o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, e atividades que sejam do interesse das comunidades. “O projeto implantou os sistemas de internet para facilitar acessos importantes, assim como apoiar as comunidades em atividades relacionadas ao empreendedorismo e iniciação ao mercado de trabalho, umas das demandas identificadas”, destaca.

A previsão é que, nos próximos meses, mais nove comunidades e uma associação sejam envolvidas nas ações de inclusão digital. Dessa maneira, o projeto planeja alcançar cerca de mil pessoas residentes na zona rural de Juruti, incluindo 8 escolas públicas da região.

O Projeto Inclusão Digital em Comunidades no Município de Juruti-PA foi aprovado no Edital 2021 do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa.

 

Sobre a Ecam Projetos Sociais

A Ecam Projetos Sociais é uma iniciativa da Ecam que lida especificamente com a implementação de programas e atividades ao lado de comunidades e grupos locais, propondo e executando ações práticas e sustentáveis de desenvolvimento.

Saiba mais em: ecam.org.br/projetos-sociais

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Imagem: Beto Lages/Ecam. Instalação de ponto de internet na comunidade de Justina, Município de Juruti (PA). 

 

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e...

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à...

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com doação de ferramentas

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com...

O Projeto Quilombo Solidário: renda e produção atingiu uma fase crucial, marcada pela implementação de práticas sustentáveis e pela doação de...