23/04/2020

Por Ecam

Boletim epidemiológico da CONAQ faz alerta para a situação da COVID-19 em comunidades Quilombolas

Boletim epidemiológico da CONAQ faz alerta para a situação da COVID-19 em comunidades Quilombolas

Sem ações do poder público, e com uma frágil estrutura do sistema de saúde pública, nos últimos 11 dias ocorreram 6 mortes em quilombos no Brasil.

A situação da COVID-19 é preocupante para todos os brasileiros, mas quando falamos de comunidades Quilombolas, normalmente invisibilizadas, esses riscos aumentam a ponto de significar uma tragédia. No estado do Pará, por exemplo, houveram duas mortes de Quilombolas em menos de 24h.

A situação, potencialmente drástica, não tem recebido a atenção devida das autoridades públicas e dos meios de comunicação e os dados da transmissão estão sub-notificados.

Muitas secretarias municipais deixam inclusive de informar quando há transmissão da doença e morte entre pessoas quilombolas. Mas, segundo o monitoramento autônomo desenvolvido pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) entre os dias 16 e 17 de abril, em cinco estados brasileiros, registraram: 29 casos pendentes de diagnóstico, 7 casos confirmados e 2 óbitos, esses últimos nos estados do Amapá e Pernambuco. Desde então a situação já se agravou e até o dia 22 de abril o número de óbitos já havia subido para 6 (seis).

Os Quilombolas sofrem com a falta de acesso aos exames, ou até mesmo de negação de exames às pessoas com sintomas, e de acesso à renda básica emergencial, devido à falta de acessibilidade do aplicativo federal e falta de ações dos governos estaduais e municipais. Essa mesma desigualdade no enfrentamento a doença já se mostra evidente nas periferias urbanas, e terá um impacto arrasador nas comunidades negras rurais, se a doença mantiver este ritmo de alastramento e letalidade.

Por isso a Ecam e outras instituições se uniram à CONAQ para a divulgação do Boletim Epidemiológico, com o intuito de chamar a atenção do governo e da sociedade brasileira para se posicionarem e tomarem medidas em defesa da vida das famílias quilombolas.

Veja o boletim da CONAQ na íntegra – ALERTA PÚBLICO COVID NOS QUILOMBOS

Ecam realiza evento de encerramento de mais uma etapa dos programas Novas Tecnologias e Compartilhando Mundos

Ecam realiza evento de encerramento de mais uma etapa dos...

Programas apoiaram mais de 200 comunidades tradicionais da Amazônia Legal em levantamentos e análises de dados socioeconômicos No próximo dia 2,...

Educomunicação: Projeto que alia inclusão digital e ferramentas de comunicação para comunidades entra em nova fase

Educomunicação: Projeto que alia inclusão digital e...

Projeto entra em fase de expansão com a retomada das atividades, com todas as medidas de segurança contra a covid-19, nas comunidade e abertura para...

Estamos contratando empresa para realização de oficinas de empreendedorismo digital

Estamos contratando empresa para realização de oficinas de...

A Ecam abre processo seletivo para contratação de prestação de serviço de desenvolvimento e facilitação de oficina presenciais para comunidades...

Ecam conclui processo de transição como implementadora do Programa Territórios Sustentáveis (PTS)

Ecam conclui processo de transição como implementadora do...

Após seis anos de atuação, a Ecam conclui ciclo de suas atividades no Programa Territórios Sustentáveis e finaliza processo de transição no...