03/03/2022

Por Ecam

Ecam celebra 20 anos

Ecam celebra 20 anos

Neste mês, a Ecam completa 20 anos de fundação, com mais de 40 iniciativas implementadas pelo Brasil. A organização, que nasceu para apoiar comunidades no interior da Amazônia, nos últimos anos tem conseguido ampliar seu trabalho para outros lugares do país, compreendendo mais de 15 estados, da região Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Desde 2002, a Ecam propõe e implementa projetos com a sociedade civil, setor público e privado, para incentivar o desenvolvimento econômico, social e sustentável de comunidades tradicionais e não tradicionais. Um dos diferenciais da Ecam é justamente a sua forma de trabalho adaptável e colaborativa que busca envolver todos os atores locais em prol de uma região. 

“Quando você está em um determinado local, você percebe que tudo o que é realizado precisa estar alinhado com as pessoas que ali residem. Por isso, o nosso papel é trabalhar de forma conjunta, apoiando as comunidades e atores locais no resgate da sua história, na identificação dos seus desafios e no planejamento estratégico para alcançar cada um de seus objetivos”, destaca Vasco van Roosmalen, diretor executivo da Ecam.  

Os primeiros projetos da organização foram pensados para apoiar na proteção e gestão de  territórios indígenas da Amazônia. Mas com o passar dos anos, a organização viu a possibilidade de implementar projetos também com comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, rurais, urbanas, de dentro e fora do bioma amazônico. Dentre os resultados dessas parcerias, estão os programas Novas Tecnologias e Povos Tradicionais e Compartilhando Mundos, que envolveram mais de 200 comunidades, de 9 estados, na coleta e análise de dados socioeconômicos e mapeamentos, para apoiar as populações em suas reivindicações por melhores condições de vida.

Oficina de levantamento de dados socioeconômicos, com as ferramentas ODK e Google Terra (antes da pandemia)

Esses programas e outras iniciativas, como da Agricultura Familiar Quilombola, Inclusão Digital e a primeira fase do Projeto Uni Amazônia, apresentado no SXSW em 2019, fazem parte da Ecam Projetos Sociais, uma iniciativa da Ecam que atua exclusivamente no planejamento e implementação de programas de gestão territorial e ambiental com comunidades e atores locais.

“As ações da Ecam Projetos Sociais tem sido fundamental para apoiar povos e comunidades tradicionais em seus processos de gestão territorial e ambiental e também nas reivindicações de acesso às políticas públicas e melhoria da qualidade de vida das comunidades. Estas ações envolvem capacitações, levantamentos e sistematização de dados pelas próprias comunidades, por exemplo.  A partir da nossa experiência, junto aos povos e comunidades tradicionais, partimos da premissa que informação é também (re)conhecimento e é nesta base que apoiamos as comunidades, para a estruturação dessas informações para que possam apoiar nas suas reivindicações e planejamentos, ressalta Meline, coordenadora de Projetos na Ecam.

Apresentação da primeira fase do UNI Amazônia no SXSW em 2019, em Austin, com a participação da liderança Quilombola Claudinete Colé, Rogério Oliveira,  Ecam e O2 Filmes  

Além do trabalho desenvolvido com as comunidades e grupos locais, a Ecam tem oferecido consultoria a empresas de diferentes setores, buscando potencializar, ao máximo, investimentos sociais privados. Essa é uma outra frente de trabalho, denominada Ecam Negócios Sociais, que trabalha com empreendimentos de alto impacto, propondo soluções que vão de encontro com o investimento e as demandas de cada região.

“Não há como pensar em desenvolvimento sustentável sem a participação da iniciativa privada, pois as empresas são parte integrante desses territórios. Por isso, acreditamos e orientamos o nosso trabalho na construção de relacionamentos transparentes e éticos entre comunidade local e iniciativa privada,  finaliza Nana Pivetta, coordenadora na Ecam.

No mês de março, a Ecam comemora 20 anos de existência, se consolidando como uma organização que propõe diálogos e parcerias para a criação de programas que incentivem,  da melhor maneira, o desenvolvimento do país. E para comemorar suas duas décadas de atuação, a organização lança uma campanha online que contará com a publicação do portfólio Ecam: 20 anos, no qual é apresentado alguns dos principais projetos da organização. 

Projeto Comunica Quilombo lança cartilha sobre enfrentamento da COVID-19

Projeto Comunica Quilombo lança cartilha sobre...

Material é direcionado para toda a comunidade quilombola e resume atividades desenvolvidas e desafios durante a pandemia. Já está disponível a...

Ouvidoria do SUS adota protocolo para atendimento da população quilombola

Ouvidoria do SUS adota protocolo para atendimento da...

A ação busca mitigar impactos da COVID-19 em territórios quilombolas. O Canal de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde se tornou um importante meio...

Quilombolas do Amapá divulgam campanha sobre COVID-19 e vacinação

Quilombolas do Amapá divulgam campanha sobre COVID-19 e...

A ação busca mitigar impactos da COVID-19 em territórios quilombolas. Mentorias do Projeto Comunica Quilombo, no Amapá. Foto por Caio Betto. ...

Mentorias do Projeto Comunica Quilombo contam com consultoria de quilombolas que atuam na área da saúde

Mentorias do Projeto Comunica Quilombo contam com...

As mentorias buscam promover a autonomia de três quilombolas do Amapá na produção de peças publicitárias para conscientizar sobre os riscos da...