27/10/2023

Por Ecam

Ecam destaca projetos inovadores em evento “Geo for Good” da Google para a sustentabilidade planetária

Ecam destaca projetos inovadores em evento “Geo for Good” da Google para a sustentabilidade planetária

A Ecam, organização brasileira comprometida com a preservação ambiental e o apoio a comunidades tradicionais, se destacou no recente evento “Geo for Good” realizado no mês de outubro em Mountain View, Califórnia. A cúpula, organizada pela Google, reuniu especialistas e entusiastas em tecnologias geoespaciais, enfatizando sua aplicação para resolver desafios sociais e ambientais em todo o mundo.

Liderando o Talk 3 intitulado “Impulsionando Mudanças Positivas: A abordagem das comunidades para mitigação climática”, a Ecam apresentou suas ações inovadoras relacionadas ao acesso de créditos de carbono para quilombolas e pequenos agricultores no Brasil. A assistente de Sensoriamento Remoto e Pesquisa da entidade, Larissa Valadão, compartilhou a experiência em Ground, ODK e Google Earth Engine durante o evento, destacando como as ferramentas foram fundamentais nos Projetos Novas Tecnologias e Compartilhando Mundos, desenvolvidos na última década em vários estados brasileiros. A palestra contou também com a colaboração de Sandra Braga, representando a CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos).


No Talk 3 foram apresentadas ações inovadoras relacionadas ao acesso de créditos de carbono.
Foto: Tasso Azevedo

“Muita gente trabalha com carbono, mas poucos implementam iniciativas que abordam além do viés ambiental, no caso incluindo também o socioeconômico. Estamos tentando trazer uma mudança positiva para o meio ambiente e para as comunidades tradicionais facilitando o processo de inserção de pequenos produtores no mercado de carbono. Participar do evento foi importante porque demos visibilidade às atividades que estamos executando”, destacou Valadão.

Os programas Compartilhando Mundos e Novas Tecnologias, frutos da parceria entre Ecam, USAID, CONAQ, Google Earth Solidário e Imaflora, apoiaram mais de 200 comunidades tradicionais da Amazônia Legal em levantamentos e análises de dados socioeconômicos. O compromisso da Ecam com a preservação ambiental remonta a 2007, quando o povo Paiter Suruí colaborou com a Google Earth Solidário para mapear sua região, resultando no projeto Novas Tecnologias. Esse projeto foi expandido para outras comunidades da Amazônia, incorporando ferramentas como ODK e YouTube. O sucesso dessas atividades levou à segunda fase do programa, o Compartilhando Mundos, focado em fornecer suporte estratégico para as demandas identificadas pelas comunidades.

Para o Analista de Dados da Ecam, Hebert Lucena, a participação da entidade no Geo for Good foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e estabelecer novas parcerias. “O evento proporcionou valiosas perspectivas sobre tecnologias inovadoras para a preservação ambiental. Apresentamos um projeto de carbono inovador utilizando Google Earth Engine, Ground e Bigquery. Além disso, destacamos como o Ground foi utilizado em colaboração com pequenos agricultores e comunidades quilombolas.”

A presença e as contribuições significativas da Ecam no “Geo for Good” demonstram o compromisso contínuo da organização em promover o uso responsável e inovador de tecnologias para impulsionar a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades tradicionais e do meio ambiente.

A participação proeminente da Ecam no evento “Geo for Good” alinha-se diretamente com os princípios e metas da Agenda 2030 da ONU, que busca abordar desafios globais, incluindo a preservação ambiental e a promoção do bem-estar das comunidades tradicionais. Ao destacar suas inovadoras ações relacionadas ao acesso de créditos de carbono para quilombolas e pequenos agricultores no Brasil, a Ecam demonstra um compromisso firme com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) e o Objetivo 15 (Vida Terrestre), entre outros. Além disso, as parcerias estabelecidas pela Ecam com organizações como a USAID e Google Earth Solidário mostraram a importância da colaboração multissetorial para alcançar as metas da Agenda 2030, especialmente no que diz respeito à redução das desigualdades e à promoção da justiça social.

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...