11/11/2021

Por Ecam

Educomunicação: Projeto que alia inclusão digital e ferramentas de comunicação para comunidades entra em nova fase

Educomunicação: Projeto que alia inclusão digital e ferramentas de comunicação para comunidades entra em nova fase

Projeto entra em fase de expansão com a retomada das atividades, com todas as medidas de segurança contra a covid-19, nas comunidade e abertura para parceiros que queiram levá-lo em outros pontos do país

Sempre levando informação e capacitação a comunidades quilombolas da Amazônia, o projeto Educomunicação da Ecam Projetos Sociais entra em nova fase. Marcando esse novo momento, a instituição deu início a um novo circuito de atividades, como a oficina de produção de texto e roteiro, criação e edição de vídeos em dispositivo móvel. A oficina, realizada no último mês, contou com a parceria da MALUNGU, e foi destinada a representantes das Comunidades Quilombolas África e Laranjituba, localizadas em Moju-PA.

Outro ponto do novo ciclo é a abertura para outros círculos sociais. Com metodologia própria estabelecida de forma sólida e objetiva, é possível replicar o modelo em outras comunidades e organizações, de qualquer região do país.

O projeto Educomunicação sempre teve seus pilares na inclusão digital, hoje uma ferramenta fundamental para acesso à informação e serviços essenciais à cidadania. Além da capacitação técnica, a Ecam Projetos Sociais e parceiros implantaram pontos de acesso à internet nas comunidades, muitas delas em regiões isoladas e que não há pontos de operadoras. Em tempos de pandemia, por exemplo, a disponibilidade da conexão possibilitou que estudantes não perdessem aulas e ainda muitos dos serviços públicos passaram a ser oferecidos apenas online.

Oficina de Produção de Texto e Roteiro, Fotografia e Edição de Vídeos em Dispositivo Móvel

Dando maior visibilidade e poder de fala aos indivíduos das comunidades, as oficinas são uma ferramenta para que as comunidades trabalhem com produções de texto, criação e edição de vídeo. Assim, elas podem divulgar as realidades vividas, além da cultura e reivindicações, por meio da produção e distribuição de conteúdos nos meios de comunicação online.

São relatos próprios, sem intermediários. Entre os temas apresentados pelos participantes estavam:  festividades, retorno às aulas presenciais, evento sobre direitos das mulheres, além de outros. São tratados no curso, técnicas de produção de textos jornalísticos, técnicas de roteirização, filmagem e edição com dispositivos móveis (celulares, tablets etc). 

 “As oficinas são muito importantes, ajudam muito no processo de empoderamento das comunidades, ajudam a dar voz e valorizam as questões sociais e culturais das comunidades”, explica Rodrigo Rodrigues, colaborador da Ecam e facilitador nas oficinas.

Já Miziane Azevedo, uma das alunas do curso  agradeceu pela oportunidade e disse que todo o aprendizado foi valioso. “O meu sentimento é de gratidão. Eu aprendi algo que eu achei que nunca aprenderia. Agora, pretendo levar esse conhecimento para outras pessoas que ainda não tiveram essa oportunidade”.

Sobre a Ecam Projetos Sociais

A Ecam Projetos Sociais é uma iniciativa da Ecam, que lida com a implementação de programas e atividades, ao lado de comunidades e grupos locais, promovendo ações práticas e sustentáveis de desenvolvimento. 

 

Saiba mais em: ecam.org.br/projetos-sociais

Iniciativa realiza oficinas presenciais para devolutivas de dados do diagnóstico da agricultura familiar

Iniciativa realiza oficinas presenciais para devolutivas de...

Oficina já realizada no estado da Paraíba, na Comunidade quilombola Pau de leite Crédito de imagem: Josiel Alves/Articulador estadual na...

Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola realiza segunda rodada de webinars estaduais

Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola realiza...

Imagem: Gardênia Ayres/Articuladora estadual na iniciativa O segundo trimestre de 2022 contou com a realização de mais 3 Webinars que promoveram o...

Estamos contratando profissional para apoiar nas atividades do Projeto Quilombo Solidário: renda e produção

Estamos contratando profissional para apoiar nas atividades...

Estamos contratando profissional para apoiar nas atividades do Projeto Quilombo Solidário: renda e produção, realizado pelas comunidades...

Evento online reunirá organizações nacionais para discutir estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar quilombola.

Evento online reunirá organizações nacionais para...

O encontro faz parte das ações da Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola, já presente nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado. A Iniciativa...