24/03/2022

Por Ecam

Malungu define ações para os próximos dois anos, com o apoio da Ecam

Malungu define ações para os próximos dois anos, com o apoio da Ecam
Imagem: Cristivan Alves/ Malungu

Trabalho em conjunto visa o fortalecimento institucional da Malungu e debate políticas para ações na região metropolitana de Belém e suas regionais. 

Entre os dias 15 e 17 de março, a Ecam Projetos Sociais e Malungu se reuniram para a atualização do planejamento estratégico da organização quilombola, com ações previstas para os próximos dois anos (2022/2023). O encontro aconteceu na Comunidade de Itancoã Miri, município de Acará/PA.

Na ocasião, foram debatidos o fortalecimento institucional e a incidência política da Malungu nos eixos de luta pelo território, além de políticas afirmativas, protocolos de consulta, mapeamento cultural, projetos e captação de recursos. “A parceria entre a Ecam Projetos Sociais e Malungu tem gerado bastantes frutos. Acabamos de realizar o planejamento estratégico que traz para a Malungu a possibilidade de ter ações bem definidas para os próximos anos”, explica o coordenador administrativo da Malungu, Aurélio Borges.

A parceria visa, ainda, fortalecer a relação da Ecam Projetos Sociais com a Malungu na região Metropolitana de Belém e suas regionais; dar maior visibilidade para a organização junto às suas organizações associadas; permitir uma interação entre os coordenadores que moram em outros municípios, aumentando o entendimento sobre os objetivos e metas da organização, entre outras ações.

Imagem: Carlos Régis/Ecam

“Dentro desses planejamento, pudemos elencar o assessoramento jurídico para as comunidades quilombolas e atividades no Baixo Amazonas e em outras regiões do estado do Pará, que a Malungu compõe. Vamos ter isso também como um banco de dados, para fundamentar  as atividades do dia a dia. Então, esse trabalho está sendo muito importante”, antecipa o coordenador.

O encontro contou com a participação de 17 pessoas, entre profissionais das entidades e quilombolas da região. “Agradecemos a parceira da Ecam e de todos os quilombolas que puderam estar conosco, fazendo esse planejamento estratégico acontecer”, finaliza Aurélio Borges, coordenador administrativo da Malungu.

Sobre a Ecam Projetos Sociais

A Ecam Projetos Sociais é uma iniciativa da Ecam, que lida com a implementação de programas e atividades, ao lado de comunidades e grupos locais, promovendo ações práticas e sustentáveis de desenvolvimento. 

Sobre a Malungu

A Malungu é a organização das comunidades quilombolas do estado do Pará e surge como um dos desdobramentos da luta travada por mulheres e homens quilombolas que desde o final da década de 1980 exigem a garantia de seus direitos territoriais reconhecidos na Constituição Federal Brasileira de 1988. Atualmente, a organização apoia cerca de 230 instituições quilombolas, que representam mais de 500 comunidades.

 

Comunidades quilombolas do Amapá terão pólos universitários

Comunidades quilombolas do Amapá terão pólos...

Projeto vai levar cursos de graduação a 300 quilombolas. Comunidades quilombolas do Amapá receberão cursos de graduação, ofertados pela...

Enchentes provocam perdas nos quilombos e Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola realiza levantamentos de dados

Enchentes provocam perdas nos quilombos e Iniciativa da...

Comunidades Quilombolas de 8 estados e do Quilombo Mesquita (GO) participam da ação. Todos os anos, as enchentes chegam causando graves prejuízos...

Comunidades quilombolas de Rondônia participam de oficina para fortalecimento da agricultura familiar

Comunidades quilombolas de Rondônia participam de oficina...

A atividade visou discutir desafios e oportunidades da atividade, para a construção de um planejamento estratégico. Comunidades quilombolas de...

Sistemas agroflorestais são implantados em comunidade rural de Terra Santa (PA)

Sistemas agroflorestais são implantados em comunidade rural...

Projeto de desenvolvimento comunitário, voltado ao incremento da produção familiar, está orientado 05 núcleos familiares da região. A comunidade...