15/06/2016

Por Ecam

Ações continuadas envolvem a comunidade

Ações continuadas envolvem a comunidade

Projetos normalmente tem data para finalizar suas ações. Os recursos são previstos por determinado tempo e seguem cronogramas apertados. Mas quando conseguem deixar legados positivos, os objetivos que antes eram dos projetos vão se multiplicando cada vez mais.

Desde 2006 a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) oferece Cursos de Formação de Guarda-Parques no estado do Amapá. Estimulada por essas formações, a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA) foi constituída em 2008. E gradativamente a AGPA e as comunidades vem desenvolvendo cada vez mais atividades de Educação Ambiental.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha é um exemplo disso. Em parceria com a Ecam e com a AGPA, moradores do local organizam ações envolvendo crianças, jovens e mulheres. Sidiane, moradora do local, está à frente de várias dessas ações.

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi promovida uma programação voltada para as crianças.  “Agora procuramos fazer as atividades periodicamente, para ver se não se perde nada. A gente consegue mudar a ideia de um adulto através de uma criança. A criança, ela muda muito a vida da gente”, afirma Sidiane. Por meio de músicas compostas pela própria Sidiane, as atividades do dia passaram mensagens sobre a importância da natureza e sobre o papel dos guarda-parques.

No final de semana seguinte, no dia 12 de junho, a atividade foi com os jovens. Ainda em 30 de abril, o grupo participou de três palestras. Discutiu-se sobre a importância da APA da Fazendinha para os comunitários e das ações dos guarda-parques, focando no papel que as mulheres podem desempenhar na função.

A terceira palestra foi uma oficina sobre Placas de identificação. Elas prepararam os jovens para as atividades do dia 12, quando os alunos a confeccionaram placas com os nomes das trilhas da APA da Fazendinha e com mensagens educativas. “Percebi os participantes entusiasmados e a vontade nestas atividades. Ficou a critério deles escolherem as mensagens e desenhos que seriam usados. Todos participaram fizeram o que acharam mais importe. As trilhas ganharam sua identificação. Isso ajudará muito quando for usa-las como ponto de referência ”, conta Arlison Kléber, da Ecam.

Para Sidiane, o envolvimento de diferentes grupos é fundamental para as ações serem bem sucedidas. Além disso, as palestras e atividades são muito gratificantes: “Quem não sabia o que era APA descobriu, quem não sabia a importância da APA veio a descobrir. Inclusive os jovens, eles são muito tímidos aqui da comunidade, só que no dia da palestra eles começaram a se soltar, começaram a dar contribuição, com suas opiniões a respeito da natureza”.

 

 

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...