14/07/2023

Por Ecam

Ambulatório de Fisioterapia promove melhoria de saúde em Mojuí dos Campos

Ambulatório de Fisioterapia promove melhoria de saúde em Mojuí dos Campos

Doação de equipamentos viabilizada a partir de iniciativa conjunta já beneficiou milhares de pessoas desde a implantação do serviço.

Em Mojuí dos Campos, a vida de cerca de duas mil de pessoas que precisavam de atendimento especializado pós-covid e em fisioterapia foi transformada a partir de uma ação da Ecam, por meio da iniciativa PPA Solidariedade com apoio da Cargill. O município no oeste do Pará recebeu em, em meio a pandemia de COVID-19 a doação de equipamentos de saúde e de suporte para tratamento das sequelas do COVID e de outras complicações ligadas às síndromes respiratórias. Essa ação, resultou diretamente na instalação de um Ambulatório de Fisioterapia na Unidade Mista de Saúde, o primeiro da cidade, que beneficiou,  não somente os pacientes infectados pelo coronavírus, mas também a população em geral que passou a contar com o atendimento mais próximo de casa.

“Antigamente os pacientes iam para outros municípios e para aqueles de baixa renda, esse transporte era bem complicado. Na época da COVID, a população usufruiu muito dos equipamentos, que foram utilizados na reabilitação das pessoas com problemas respiratórios e com sequelas da doença. A partir da fisioterapia, pacientes com pouca força e resistência obtiveram bons resultados cardiorrespiratórios. O fluxo de infectados pelo coronavírus diminuiu bastante e hoje os equipamentos estão ajudando na reabilitação de doentes com outras patologias” explicou a fisioterapeuta Wanderlândia Santos.

Ambulatório de Fisioterapia de Mojuí dos Campos. Foto: Silvágner Grigório

Além do município de Santarém, também foram doados equipamentos para a consolidação de academias de saúde nos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos. Em Mojuí, esses equipamentos foram direcionados ao serviço de traumato-ortopedia, tais como: anel de pilates, bicicleta ergométrica, esteira elétrica entre outros. Os insumos são utilizados na reabilitação respiratória, pilates, treinamento funcional e para fortalecimento muscular. Em um ano e meio, quase duas mil pessoas já foram atendidas no espaço, conforme informou o Secretário Municipal de Saúde, Glayton Rodrigues.

“Foi de grande importância a doação da Ecam, porque veio num momento de muita dificuldade em plena pandemia de COVID-19. Os equipamentos de fisioterapia ajudaram e muito no tratamento dos pacientes que ficaram com sequelas, principalmente aqueles que tiveram comprometimento da atividade motora. Hoje Mojuí dos Campos possui um serviço de fisioterapia que foi iniciado por conta dessa doação. Essa parceria só veio a somar com a saúde do município. Já foram realizados mais de 1800 atendimentos na unidade mista e a população é muito grata por poder fazer esse tratamento na própria cidade”.

Um dos pacientes beneficiados pelo ambulatório de fisioterapia em Mojuí dos Campos, foi o agricultor Elison Pontes da Silva, de 36 anos, morador da comunidade de Poço Verde, na zona rural do município. Por conta da atividade diária no cultivo de limão e acerola ele passou a apresentar dores na costa e na coluna, precisando de atendimento médico especializado para sanar o problema.

“Antes do tratamento eu não conseguia nem me abaixar, nem vestir uma roupa, a minha esposa tinha que me ajudar, depois do tratamento no ambulatório, eu tive uma grande melhora. Não estou cem por cento, mas estou melhorando bem das minhas dores nas costas e das dores na coluna. O ambulatório veio só agregar ao município de Mojuí dos Campos. Graças a Deus com essa doação só veio a melhorar o atendimento aqui. Esses equipamentos têm ajudado e muito a população. Com a ajuda da fisioterapeuta tenho melhorado bastante” finalizou Elison.

 

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...