11/04/2016

Por Ecam

Cacoal tem nova capacitação de Conselheiros Municipais de Meio Ambiente

No dia 2 de abril foi promovida a 2ª Capacitação de Conselheiros Municipais de Meio Ambiente de Cacoal.  O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cacoal, em parceira com a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam).

Estiveram presentes os conselheiros, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cacoal (STTR), Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Rondônia (Crea), Cooperativa dos Catadores de Recicláveis (Coopercatar), Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc),  Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, e Secretaria de Meio Ambiente (Semma). No total, o Comdema possui 20 cadeiras.

Nesta capacitação o público universitário foi significativo, principalmente de acadêmicos de Direito e de Engenharia Ambiental. Eles se surpreenderam com os assuntos tratados e pretendem participar e divulgar mais o Comdema.

Das atividades previstas, a primeira apresentação foi do coordenador de Educação Ambiental do Projeto Viveiro Cidadão da Ecoporé, Paulo Henrique Bonavigo. Sua fala se focou na análise de conjuntura da questão ambiental em Rondônia. Stéphanie Birrer, da Ecam, reforçou o conteúdo da 1ª Capacitação, destacando o papel e a importância do próprio Conselho.

Foi reservado também um momento para leitura e discussão da Lei nº 3.041/2012, que cria e dispõe sobre o Comdema de Cacoal. Outra discussão importante sobre legislação foi apresentada por Rosenildo Pereira, da SEDAM. Ele fez uma breve apresentação sobre as legislações relevantes para a questão ambiental no âmbito municipal, dando destaque às resoluções da Consepa sobre Licenciamento e o Novo Código Florestal.

No final da Capacitação foi apresentado o Plano Diretor de Arborização Urbana de Porto Velho.  Dennis Oliveira, engenheiro florestal e Coordenador do Núcleo de Arborização Urbana de Porto Velho, mostrou como o plano foi construído. Também ressaltou que a arborização urbana deve ser uma ação conjunta com a educação ambiental, pois muitas mudas morrem porque a própria população queima a área ou arranca.

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...