25/05/2018

Por Ecam

CONAQ e coordenações quilombolas de todo o país não apoiam resolução do INCRA que reduz o Quilombo de Mesquita-GO

CONAQ e coordenações quilombolas de todo o país não apoiam resolução do INCRA que reduz o Quilombo de Mesquita-GO

Na manhã do dia 24 de maio de 2018 o INCRA publicou no Diário Oficial a resolução nº 12 de 17 de maio de 2018, em que o órgão propõe a redução do território da comunidade de Mesquita – GO.

De acordo com o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação-RTID da comunidade, a área tradicionalmente ocupada pelo quilombo e necessária para sua reprodução física, cultural e social é de 4.200 ha.

A proposta do INCRA é que esta área seja reduzida à 761,2570 ha (setecentos e sessenta e um hectares  vinte e cinco ares e setenta centiares) que, acrescido às áreas de vegetação e hidrografia vão para  971,4285 há (novecentos e setenta e um hectares, quarenta e dois ares e oitenta e cinco centiares) .

A redução do território tradicional pode causar diversos transtornos para as mais de 700 famílias que vivem neste território.

Além disso, a decisão de redução tomada pelo INCRA não contou com consulta livre prévia e informada à comunidade, como prevê a Convenção 169 da OIT, tornando-se improcedente e ilegal.

A CONAQ, diversas coordenações representativas de quilombos do Brasil e parceiros do movimento apresentaram uma carta ao INCRA questionando tal medida e exigindo que o INCRA revogue esta medida arbitrária.

Link de acesso ao documento fornecido pela CONAQ.

Texto original postada no site da Conaq em 25 de maio de 2018

 

ECAM contrata profissional ou empresa especializada em análise de dados.

ECAM contrata profissional ou empresa especializada em...

ECAM contrata profissional ou empresa com expertise e experiência comprovada em análise e sistematização de dados, bem como experiência em...

Em busca de direitos, quilombolas se preparam para vestibular especial

Em busca de direitos, quilombolas se preparam para...

A iniciativa do cursinho preparatório quilombola surgiu em 2015 de forma voluntária e hoje faz parte do processo institucional da Ufopa. No final do...

[BLOG] Tecnologia como ferramenta de resistência, por Meline Machado

[BLOG] Tecnologia como ferramenta de resistência, por...

É comum ouvirmos perguntas como: “índio usa roupa?”, “tem celular?”, “é verdade que os índios têm carro?” E por aí vai… Sim...

Mídias, Redes Sociais e Fake News são debatidos com jovens de Faro, Terra Santa e Oriximiná

Mídias, Redes Sociais e Fake News são debatidos com jovens...

As oficinas fazem parte das atividades de Educomunicação do Programa Territórios Sustentáveis, executadas pela Equipe de Conservação da...