08/12/2016

Por Ecam

Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Terra Santa toma posse

Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Terra Santa toma posse

No dia 06 de dezembro, a administração municipal de Terra Santa consolidou um importante avanço em sua estrutura. Em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores, 14 conselheiros e suplentes tomaram posse de suas cadeiras no Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema).

A necessidade de revitalização desse Conselho foi apontada ainda em 2015. O diagnóstico realizado pelo Programa Território Sustentáveis indicou que o Codema era prioritário para que as demandas ambientais de Terra Santa fossem atendidas e potencializadas.

“Esse é um importante passo para a gestão ambiental de Terra Santa. A partir de agora a Prefeitura poderá contar com o apoio de um colegiado formado por diferentes instituições governamentais e não governamentais para implementar a política ambiental municipal. O município tem grande chance de ser um modelo de gestão ambiental na Amazônia”, afirma Jakeline Pereira, gestora do Programa Territórios Sustentáveis.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apoiou a iniciativa e, em parceira com o Programa Territórios Sustentáveis, apresentou em maio de 2016 a minuta da Lei do Codema e do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Ambas foram aprovadas por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores, em outubro deste ano.

Heber Anequino , presidente do Codema, vê na consolidação da entidade uma oportunidade para a promoção do desenvolvimento sustentável no município: “O Codema é uma ferramenta muito importante de empoderamento tanto da sociedade civil organizada quanto do poder público. É um espaço para discutir e decidir sobre temas importantes, dentre eles a educação ambiental, fiscalizações, denúncias, fazer o planejamento para uso dos royalties, tanto mineral quanto da exploração do manejo florestal, e de outras arrecadações que vão para o Fundo Municipal do Meio Ambiente”.

Codema ativo

A primeira reunião dos novos conselheiros acontecerá no dia 13 de dezembro na câmara de vereadores.  Na oportunidade serão discutidas questões internas, como a leitura e aprovação de regimento e eleição complementar da Mesa Diretora. Também serão discutidas ações para o ano de 2017 e o planejamento para aplicação de recursos oriundos do ICMS Verde e dos investimentos sociais da concessão florestal.  O Codema também pretende desenvolver um programa de Educação Ambiental e definir Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho para a discussão de questões relevantes.

 

 

 

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...