06/04/2016

Por Ecam

Encontro reúne Associações Indígenas na Calha Norte, Pará

Do dia 30 de Março até o dia 01º de Abril a Aldeia Santidade, localizada no município de Oriximiná, oeste do estado do Pará, recebeu indígenas para um Segundo Encontro de Associações. Membros da diretoria das Associações Apim, Aptima, Amirmo, Apitikatxi e Aikatuk estiveram presentes. O Encontro foi promovido pela Aikatuk e contou com o apoio da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam).

Cada uma das Associações tem a sua história. Enfrentaram desafios e conseguiram encontrar diferentes respostas para as suas realidades. Nada melhor do que trocar essa experiência e debater práticas em conjunto. Para todos conhecerem essas histórias, primeiro houve a apresentação de relatados sobre a criação de cada uma das Associações, seus objetivos, desafios e avanços do ano de 2015.

“Esse é um momento importante. As associações se encontram para falar de suas atividades e ver como cada uma se comporta, nesse intercâmbio anual. Com esses encontros fortalecemos as Associações”, comenta Juventino Kaxuyana, presidente da Aikatuk.

Durante os três dias de encontro, foram discutidas as experiências de gestão das Associações Indígenas e o papel de seus membros. Gradativamente foram esclarecidas as funções de cada membro da diretoria. O potencial das parcerias e a submissão de projetos, enfatizando estratégias para atrair novos parceiros e recursos, também foram abordados.

Outro tema central do Encontro foi a prestação de contas. “Foi muito interessante passarmos essas informações. Muitas Associações têm dificuldade para prestar contas e entender bem o papel da diretoria, tesouraria. Muitos membros não estavam entendendo o papel de cada um”, completa Juventino. Trabalhando com inúmeros exemplos positivos e negativos sobre o tema, muitas dúvidas foram sanadas.

Edwilson Pordeus, coordenador local da Ecam, acompanhou o Encontro. Para Pordeus, “o clima do encontro foi muito harmônico, com muitas histórias de sucessos que serviram de exemplos para as Associações criadas mais recentemente, bem como novos membros de diretoria”.

 

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...