01/07/2016

Por Ecam

II Oficina de Novas Tecnologias e Povos Tradicionais em Porto Velho

II Oficina de Novas Tecnologias e Povos Tradicionais em Porto Velho

Mais uma vez representantes indígenas de diversas etnias e de diferentes locais do Brasil sereuniram em Porto Velho. Suruí, Arara, Cinta Larga, Tembé, Yanomami. Eles acompanharam aII Oficina de Novas Tecnologias e Povos Tradicionais, que ocorreu de 27 a 29 de julho noCentro de Formação do Kaninde.

O Programaojeto Novas Tecnologias e Povos Tradicionais promove capacitações e trocas de experiências sobre o uso das ferramentas Open Data Kit (ODK) e Google Earth para apoiar oetnomapeamento e monitoramento dos territórios tradicionais como instrumentos naimplementação da Politica Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indigena (PNGATI). É resultado de uma parceira entre a Associação do Povo Paiter Suruí Metareilá e  GoogleEarth Solidário. Também são parceiros a Google Brasil, Associação de Defesa Etnoambiental(Kanindé), o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) ea Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam). Apoiam a iniciativa Natura, Fundação Cultural Palmares e Porto Velho + Sustentável.

O reencontro ocorreu depois de 6 meses, já que em dezembro de 2015 também estiveram em Porto Velho, na I Oficina. Os mais de 40 participantes indígenas presentes se dividiram em duas turmas, para discutirem o que já haviam sido feito, as dificuldades encontradas e as soluções possíveis. Também revisaram as técnicas de uso do ODK e do Google Earth.

Luan Suruí participou dos dois encontros. Em entrevista a uma rede de televisão local, ele enfatizou que “essa nossa experiência é muito importante para nós. Junto com a tecnologia a gente pode defender a nossa área, mapear o nosso território, publicar nossa cultura e diversidade de nossa terra”.

Com o conhecimento e os equipamentos para usarem o ODK e o Google Earth, os participantes indígenas e suas comunidades podem levantar informações que considerem relevantes. Isso colabora com a construção de estratégias de gestão territorial, produção e geração de renda, além de registrarem histórias de cada povo.

“O uso destas ferramentas pelas comunidades tradicionais apoia a implementação de politicas publicas e a construção dos planos de gestão pelas comunidades, possibilitando uma visibilidade maior sobre as oportunidades e desafios que eles enfrentam ”, afirma Vasco von Roosmalen, Diretor da Ecam.

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...