11/09/2018

Por Ecam

Jovens quilombolas de Rondônia são os mais novos capacitados para utilizarem as ferramentas da Google para conhecer seus territórios

Jovens quilombolas de Rondônia são os mais novos capacitados para utilizarem as ferramentas da Google para conhecer seus territórios

Entre os dias 31 de agosto a 02 de setembro, jovens quilombolas do estado de Rondônia estiveram reunidos na Comunidade Quilombola Santo Antônio do Guaporé para cursarem as oficinas de capacitação nas ferramentas de pesquisa Google: ODK- Open Data Kit e Google Earth (traduzida como Google Terra)Ao total, 31 pessoas de 6 quilombos diferentes participaram do curso e agora estão preparadas para utilizarem na prática os métodos de pesquisa que aprenderam, assim como replicar e ensinar outros companheiros quilombolas sobre as ferramentas.

Turma do cursos Novas Tecnologias em Rondônia

O curso sobre ODK ensinou aos alunos como construir e aplicar questionários de pesquisa de tópicos qualitativos e quantitativos. Mais do que simples aplicadores, os participantes do curso agora possuem um conhecimento técnico sobre a ferramenta e suas potencialidades, podendo assim desenvolver seus próprios questionários além de pensar em pesquisas que possam ser interessantes para o autoconhecimento e desenvolvimento de seus quilombos.

Foi apresentado para os cursistas o questionário socioeconômico desenvolvido pela CONAQ-Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas com assessoria da ECAM- Equipe de Conservação da Amazônia que tem sido aplicado em todas as comunidades quilombolas que fizeram o curso de ODK. Além de aplicarem o questionário socioeconômico elaborado pela CONAQ, os cursistas são incentivados a pensarem em outros questionários que possam ser construídos levando em consideração a realidade e demandas especificas de cada comunidade quilombola.

Cursistas testando o aplicativo ODK

Os alunos que fizeram o curso de Google Terra aprenderam técnicas de mapeamento geográfico de seus quilombos. Estão capacitados a localizarem através do aplicativo Google Terra localidades que tenham interesse e fazerem demarcações diversas, desde o polígamo de extensão de seus territórios até pontos internos mais detalhados como áreas de pesca, de plantio, localidades importantes culturalmente, etc. Através da formação em Google Terra é esperado que os alunos  possam fazer eles mesmos mapeamentos culturais de suas comunidades e outros diversos mapeamentos possíveis que possam servir para o autoconhecimento das comunidades.

Roberto Lopes, uma das lideranças quilombolas de Rondônia fala aos cursistas sobre a importância da oficina

Cristiane Dourado de Souza, de 25 anos, pertencente do Quilombo Laranjeiras foi uma das jovens que se formou na oficina e se mostrou satisfeita com os aprendizados obtidos:

Esse curso vai ser bom pra mim e pra minha família, a gente vai conhecer a nossa área, vai saber da história dos nossos ancestrais… Eu vou levar este curso como um aprendizado para o meu quilombo para trazer melhorias para ele.

Cristiane Dourado de Souza, jovem quilombola cursista

Estiveram presentes ao longo da oficina representantes da coordenação nacional  da CONAQ que explicarem sobre a parceria entre ECAM e CONAQ no programa Novas Tecnologias. Os coordenadores Ivo Fonseca, Célia Pinto, e José Carlos Galiza, também aproveitaram a oportunidade para repassar e trocar experiências e conhecimentos sobre as políticas públicas nacionais para quilombos com as comunidades quilombolas de Rondônia , além de trazer informações sobre a organização nacional do movimento quilombola  e da CONAQ.

Participou de todo o período da oficina o representante da Google Gonzalo Pallardó, que relatou sobre o surgimento do programa Google Outreach, o Google Solidário, ao qual a oficina Novas Tecnologias se vincula. Gonzalo Pallardó ainda atuou como um dos professores da ferramenta Google Terra.

A ECAM esteve presente com sua equipe técnica formada por Meline Cabral- geógrafa e professora da ferramenta Google Terra; Hebert Lucena, cientista da informação e professor da ferramenta ODK; Arlisson Kleber, responsável pela produção da oficina; Rogério Rodrigues, historiador e responsável pelo contato com a comunidade e Ana Carolina Fernandes, antropóloga e responsável pelo registro áudio visual do encontro.

Este curso contou com a participação de uma cursista quilombola intercambista, representante de outras turmas formadas pela oficina Novas Tecnologias. Esteve conosco Gleyice Kely Leal, quilombola da comunidade Guajará-Miri, do estado do Pará, compartilhando as experiências dos jovens quilombolas paraenses tanto sobre a parte técnica de conhecimento das ferramentas de pesquisa quanto da prática de aplicação em campo nos territórios quilombolas.

A oficina de Rondônia encerra um ciclo de oficinas de capacitação promovidas pela parceria entre ECAM, CONAQ e Google, com financiamento da USAID-Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, que desde o segundo semestre de 2017 promoveu seis encontros em estados diferentes formando mais de 200 jovens quilombolas.

A próxima etapa do programa Novas Tecnologias é a análise dos dados coletados pelas comunidades participantes e o retorno a estas comunidades para a apresentação das informações. O objetivo é que os quilombolas, de posse elaborada e organizada de informações sobre seus quilombos, possam pensar e executar maneiras de gestão de seus territórios de acordo com os valores, cultura e interesse próprios de suas comunidades quilombolas.

Texto e fotografias: Ana Carolina Fernandes, assessora de comunicação- CONAQ

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e...

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à...

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com doação de ferramentas

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com...

O Projeto Quilombo Solidário: renda e produção atingiu uma fase crucial, marcada pela implementação de práticas sustentáveis e pela doação de...