31/03/2022

Por Ecam

Programa de pecuária sustentável da Ecam já atende mais de 40 fazendas no Pará

Programa de pecuária sustentável da Ecam já atende mais de 40 fazendas no Pará

A ação visa a conservação e a preservação da Floresta Amazônica e melhorar as condições das pastagens.

Conservar a maior floresta do mundo é uma tarefa levada muito a sério pela Ecam Projetos Sociais. Prova disso é o Programa Pecuária Sustentável, existente desde 2017, que tem por objetivo amortecer a frente de desmatamento na Amazônia e valorizar as atividades das populações locais, como a pecuária. Ao todo, já são 47 fazendas atendidas pelo projeto, todas localizadas no estado do Pará.

Direcionada aos produtores/pecuaristas participantes, o Programa Pecuária Sustentável atua prestando assessoria técnica bimensal, levando as boas práticas da pecuária aos municípios assistidos. A finalidade da ação, além da preservação da Floresta Amazônica, é aumentar a produtividade das áreas de pastagens já utilizadas das fazendas, dar melhores condições aos produtores e colaboradores e garantir o bem estar do rebanho, bem como o ganho de peso do animal e a produção de leite. 

Emanuel Siqueira, engenheiro agrônomo e consultor de projetos na Ecam, ressalta a importância do programa. “Percebemos que as boas práticas da pecuária, manejo de pastagem, dos animais e solo, tem levado maior produtividade para as fazendas, resultado das orientações técnicas, mas também do comprometimento de cada produtor”, destaca.

A equipe do programa também fica à disposição dos produtores remotamente para tirar eventuais dúvidas entre o intervalo de uma consultoria e outra. Dentre as fazendas já atendidas, quatro estão em Monte Alegre, 10 em Prainha, 22 em Oriximiná e mais 11 em Juruti, todas no Pará. A Ecam Projetos Sociais possui ainda a intenção de superar o número total das 47 fazendas em breve. 

O Programa Pecuária Sustentável começou por meio de um projeto piloto implementado em Oriximiná-PA, onde foram reunidos 14 produtores/as rurais de propriedades pequenas, médias e grandes, que têm a pecuária (de corte e leite) como fonte de renda. 

Durante os quatro anos de projeto piloto, foi possível constatar nas fazendas práticas sustentáveis somadas a ganhos expressivos de produtividade. A iniciativa pôde levar aos produtores conteúdos e assessorias técnicas que proporcionaram melhores condições de trabalho, bem-estar animal e a recuperação de áreas degradadas.

Sobre a Ecam Projetos Sociais

A Ecam Projetos Sociais é uma iniciativa da Ecam, que lida com a implementação de programas e atividades, ao lado de comunidades e grupos locais, promovendo ações práticas e sustentáveis de desenvolvimento. 

 

Foto: Emanuel Siqueira/Ecam

Comunidades quilombolas do Amapá terão pólos universitários

Comunidades quilombolas do Amapá terão pólos...

Projeto vai levar cursos de graduação a 300 quilombolas. Comunidades quilombolas do Amapá receberão cursos de graduação, ofertados pela...

Enchentes provocam perdas nos quilombos e Iniciativa da Agricultura Familiar Quilombola realiza levantamentos de dados

Enchentes provocam perdas nos quilombos e Iniciativa da...

Comunidades Quilombolas de 8 estados e do Quilombo Mesquita (GO) participam da ação. Todos os anos, as enchentes chegam causando graves prejuízos...

Comunidades quilombolas de Rondônia participam de oficina para fortalecimento da agricultura familiar

Comunidades quilombolas de Rondônia participam de oficina...

A atividade visou discutir desafios e oportunidades da atividade, para a construção de um planejamento estratégico. Comunidades quilombolas de...

Sistemas agroflorestais são implantados em comunidade rural de Terra Santa (PA)

Sistemas agroflorestais são implantados em comunidade rural...

Projeto de desenvolvimento comunitário, voltado ao incremento da produção familiar, está orientado 05 núcleos familiares da região. A comunidade...