01/12/2016

Por Ecam

Quarto Curso de Formação de Guarda-Parques concluído

Quarto Curso de Formação de Guarda-Parques concluído

No dia 30 de novembro o quarto Curso de Formação de Guarda-Parques chegou ao final. Foram 20 dias de atividades. Durante o curso a turma, que teve 19 cursistas, pode se familiarizar e discutir temas como Legislação, Resgate e Suporte Básico à Vida e Prevenção e Combate a incêndios.

Também desenvolveram atividades de Educação Ambiental e de Comunicação. Todos os temas voltados para a atuação ampla e em equipe, potencializando o trabalhado do grupo de guarda-parques.

A etapa final do curso aconteceu na Estação Ecológica do Jari. A UC existe desde 1982 e tem sua área dividida entre os estados do Amapá e Pará. Em campo, a turma pôde desenvolver atividades de Monitoramento de Fauna, Manutenção de Trilhas e Estratégias de Vigilância.

Guarda-parques guardiões da floresta

Já no segundo dia os cursistas passaram a chamar a turma de Guardiões da Floresta. Analogia ao cuidado, à conservação e ao respeito à floresta. Daqueles 19 cursistas, cada qual veio com uma experiência diferente em ações de conservação. Alguns mais ligados ao ambiente urbano. Outros moradores de comunidades do interior. Experiências diferentes, trocada a cada momento.

O projeto Capacitar para Conservar

Os Cursos de Formação de Guarda-Parques são partes das ações do projeto Capacitar para Conservar. Quatro edições do curso já foram realizadas, e mais dois cursos serão oferecidos em 2017.

Este projeto é resultado de uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...