03/07/2023

Por Ecam

Projeto Comunica Quilombo certifica mentorados no Amapá

Projeto Comunica Quilombo certifica mentorados no Amapá

Acesso à informação diferenciada e segura e ainda construída com uma linguagem de quilombola para quilombola, esse foi o propósito do Projeto Comunica Quilombo.

Em um cenário em que as chamadas fakes news, notícias falsas chegaram antes da vacina em muitas comunidades, disseminando a desinformação quanto a eficiência do tratamento, a iniciativa da Ecam que teve como parceria a Conaq Nacional/AP capacitou quilombolas para produzir material informativo e publicitário em uma dinâmica que levou em consideração as características das comunidades e das populações negras.

Segundo Fábio Rodrigues, da ECAM, o projeto Comunica Quilombo foi de extrema importância tanto no que previa seus objetivos e atividades, como no seu caráter de continuidade nas ações estabelecidas desde o auge da pandemia em 2021.

“Como ECAM a execução do projeto representou uma grande oportunidade de em conjunto com a CONAQ, estabelecer melhorias na forma como a comunicação quilombola se dá dentro dos seus territórios, junto à sua população, e como eles são vistos no público em geral. Entendemos que mesmo num período em que a pandemia de COVID-19 já se encontra em declínio, o projeto foi muito importante para a população pela abrangência das ações de comunicação e também porque alcançamos importantes objetivos com o alcance potencializado a partir da participação e engajamento dos parceiros e das comunidades no Amapá”.

As ações estabelecidas para o projeto previam a qualificação nas principais ferramentas de comunicação e gestão de conteúdos e formas relacionadas à produção de materiais gráficos e todo processo foi acompanhado por uma mentoria, que forneceu apoio direto na construção dos produtos, formatos e estratégias. Essa comunicação compatível, desenvolvida de acordo com a expectativa do comunicador quilombola/mentorado, além da construção coletiva dos materiais, proporcionou uma troca e intercâmbio dos saberes.

Em 8 meses foram desenvolvidas 17 postagens entre vídeos e cards informativos, conteúdo esse que impactou mais de 110 mil pessoas, na grande maioria mulheres na faixa etária de 18 a 34 anos, residentes nos estados do Amapá, Pará e Distrito Federal. A estratégia de comunicação também englobou uma cartilha veiculada por meio de aplicativos de mensagens na região.

Um dos mentorados do Projeto Comunica Quilombo, foi João Nascimento Sales, 51 anos, membro da Coordenação Estadual de Comunidades Negras e Rurais Quilombolas do Amapá. Para ele, o projeto representou oportunidade e aprendizado.

“Aprendi muito sobre o Covid-19 e um dos momentos que marcou foi quando vi meu povo sendo imunizado e saber que o projeto ajudou para isso. Eles iam felizes para receber a vacina o que dava para ver no rosto deles. A experiência que tivemos com o projeto ficou para a vida. Quero agradecer a Ecam, a Usaid e a Conaq de coração” declarou Sales.

O Projeto Comunica Quilombo fez a diferença não somente com o desenvolvimento dos materiais com uma linguagem dinâmica e próxima dos quilombolas, mas também por fomentar informações como o uso dos canais de Ouvidoria do SUS, voltados ao recebimento de denúncias e esclarecimento de dúvidas.

No início de junho, mentorados e parceiros do Projeto Comunica Quilombo participaram da entrega de certificados de participação na iniciativa. A cartilha produzida e os cards informativos estão disponíveis nas redes sociais da ECAM e no site da organização.

Sobre a NPI EXPAND

A USAID, a Palladium/NPI EXPAND e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Região Amazônica brasileira por meio de parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a COVID-19. Entre 2020 e 2021, a primeira fase da iniciativa distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 875 mil pessoas na região. Esta nova fase da está promovendo maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a COVID-19, campanhas de informação e combate à fake News, e apoiando os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão de COVID-19, bem como realizar o acompanhamento de casos agudos de COVID-19 e tratar as sequelas de síndrome pós-COVID-19.”

Sobre a Ecam

A Ecam é uma organização que atua pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental. Desde 2002, busca promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente. Atualmente, a Ecam possui projetos com diferentes setores da economia, nacional e internacional, que fazem parte de suas duas principais iniciativas: Ecam Projetos Sociais e Ecam Negócios Sociais.

 

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...