25/05/2018

Por Ecam

CONAQ e coordenações quilombolas de todo o país não apoiam resolução do INCRA que reduz o Quilombo de Mesquita-GO

Na manhã do dia 24 de maio de 2018 o INCRA publicou no Diário Oficial a resolução nº 12 de 17 de maio de 2018, em que o órgão propõe a redução do território da comunidade de Mesquita – GO.

De acordo com o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação-RTID da comunidade, a área tradicionalmente ocupada pelo quilombo e necessária para sua reprodução física, cultural e social é de 4.200 ha.

A proposta do INCRA é que esta área seja reduzida à 761,2570 ha (setecentos e sessenta e um hectares  vinte e cinco ares e setenta centiares) que, acrescido às áreas de vegetação e hidrografia vão para  971,4285 há (novecentos e setenta e um hectares, quarenta e dois ares e oitenta e cinco centiares) .

A redução do território tradicional pode causar diversos transtornos para as mais de 700 famílias que vivem neste território.

Além disso, a decisão de redução tomada pelo INCRA não contou com consulta livre prévia e informada à comunidade, como prevê a Convenção 169 da OIT, tornando-se improcedente e ilegal.

A CONAQ, diversas coordenações representativas de quilombos do Brasil e parceiros do movimento apresentaram uma carta ao INCRA questionando tal medida e exigindo que o INCRA revogue esta medida arbitrária.

Link de acesso ao documento fornecido pela CONAQ.

Texto original postada no site da Conaq em 25 de maio de 2018

 

Jovens quilombolas do Amapá participam de oficina de capacitação em ODK e Google Earth

Jovens quilombolas do Amapá participam de oficina de...

A ECAM- Equipe de conservação da Amazônia, em parceria com a CONAQ- Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais...

Jovens de Comunidades Quilombolas de Oriximiná participam de oficina do YouTube

Jovens de Comunidades Quilombolas de Oriximiná participam...

As capacitações foram realizadas pelo Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais e contou com a parceria do Programa Territórios Sustentáveis...

Capacitação reúne gestores e guarda-parques

Capacitação reúne gestores e guarda-parques

De 09 a 16 de dezembro de 2017 foi realizado o 2º Curso Guarda-Parque: Intercâmbios de Experiências para a Gestão Territorial. As atividades...

Inscrições abertas para 2º Curso Guarda-Parque

Inscrições abertas para 2º Curso Guarda-Parque

O Curso Guarda-Parque: Intercâmbio de Experiências para a Gestão Territorial está chegando na sua segunda edição. Inovador, o curso foi pensado...