19/07/2017

Por Ecam

Ecam oferece capacitação no Abuí

Ecam oferece capacitação no Abuí

O Abuí é uma comunidade quilombola no Território Mãe Domingas. A comunidade fica em frente a um lago de mesmo nome, que se liga por um paranã, braço d´água comum na região, até o rio Trombetas. Tudo isso no município de Oriximiná, no Pará.

As casas dos moradores do Abuí ficam espalhadas na beira do lago, cada uma em um ponto diferente. A escola também. Quando chegamos ali, uma escadaria alta leva até a sede da escola, que fica junto de um campo de futebol. Esse é um dos pontos de reunião da comunidade. E tem uma vista de tirar o fôlego.

abui - vanessa eyng-IMG_1229xabui - vanessa eyng-IMG_1419x

Durante três dias, 15, 16 e 17 de julho, a escola cedeu seu espaço para um outro tipo de reunião, uma Capacitação Google Earth e ODK (Open Data Kit).  Técnicos da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) conduziram a oficina, voltada para jovens quilombolas. Essas ações são parte do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais, que conta com a parceria com Google Earth Outreach e o apoio financeiro da USAID. A atividade também faz parte das ações do Programa Territórios Sustentáveis.

A Associação de Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo), mais as Associações de Territórios Quilombolas que fazem parte dela, indicaram jovens para participar das atividades. Um grupo de cerca de 30 pessoas se dividiu para conhecer e aprender sobre o uso do ODK e do Google Earth, que os participam chamam de Google Terra.

abui - vanessa eyng-IMG_1143x

Para Meline Machado, geógrafa da Ecam e instrutora de Google Earth, “foi importante realizarmos esse curso na própria comunidade, que recentemente conta com acesso à internet. É importante fazermos esses intercâmbios com cursos dentro da comunidade, porque além da capacitação conseguimos conhecer um pouco mais sobre a história das pessoas e suas comunidades. Até tivemos uma noite cultural com danças tradicionais, versos e cantoria! Agora nosso papel é de acompanhar os levantamentos com assessoria técnica e para isso criamos alguns meios para nos comunicarmos, como redes sociais,  para tirar as dúvidas caso tenham”.

O uso dessas ferramentas tem um potencial grande para a região. “As comunidades participantes conseguiram enxergar usos para essas ferramentas que vão desde o mapeamento cultural de seus territórios até o mapeamento das vulnerabilidades as quais estão expostos atualmente. Além disso, também colocaram como essas ferramentas podem ajudar no mapeamento e monitoramento das atividades produtivas nas comunidades”, lembra Meline.

A própria Arqmo já realiza levantamentos de dados socioeconômicos sobre os territórios quilombolas da região. Essas informações serão usadas em seus planejamentos estratégicos. Um desses é o Plano de Vida, ferramenta de gestão territorial que vem sendo construída na região.

abui - vanessa eyng-IMG_1048x

O Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais

Desde 2007 o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais vem apoiando povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores nas práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios.

Para ampliar o potencial dessa iniciativa, acaba de ser aprovado o projeto Comunidades indígenas e outros Atores Relevantes Melhor Protegem seus Territórios e Outros Recursos Naturais. O projeto terá quatro anos. Teremos oficinas para compartilhar conhecimentos sobre o Google Earth e o ODK e assessoria técnica no uso das ferramentas. O projeto é possível graças ao apoio generoso do povo americano, por meio da USAID. A Ecam realizará o projeto, com a parceria do Google Earth Solidário. São parceiros das ações a Natura e o Imaflora.

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e inserção de pequenos agricultores no Mercado de Carbono em parceria com a Dengo Chocolates

ReSeed chega ao Brasil com soluções baseadas na natureza e...

Marca brasileira de chocolate inicia parceria com americana ReSeed promovendo impacto social para a indústria do cacau, ampliando acesso à...

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com doação de ferramentas

Projeto Quilombo Solidário fortalece comunidades com...

O Projeto Quilombo Solidário: renda e produção atingiu uma fase crucial, marcada pela implementação de práticas sustentáveis e pela doação de...