25/11/2016

Por Ecam

Equipe se reúne para modelar novo curso

Equipe se reúne para modelar novo curso

Desde 2006 a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) oferece cursos de formação para guarda-parques no Amapá. O resultado é que o estado já conta com cerca de 300 guarda-parques formados.  Nos anos de 2015 e 2016 mais 81 moradores do entorno ou do interior de Unidades de Conservação (UC) tiveram a oportunidade de passar por esse tipo formação. Foram quatro edições do Curso de Formação de Guarda-Parques, dentro do Projeto Capacitar para Conservar.

Grande parte desse grupo hoje desenvolve ações de conservação ambiental por meio da Associação de Guarda-Parques do Amapá, a AGPA. Para ampliar ainda mais o potencial de atuação desses guarda-parques e também de gestores de UCs do Amapá, uma nova formação vem sendo desenhada. É o Curso Guarda-Parques: intercâmbio de experiências para a Gestão Territorial.

Nos dias 21 e 22 de novembro parceiros do projeto estiveram reunidos para tratar do assunto. Esse grupo representa a instrutoria e a coordenação do curso, que conta com a equipe técnica da Ecam, analistas ambientais do o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), docentes da Universidade de Brasília, gerentes de projetos da WWF e do Imazon, além de consultores independentes. Alguns também são guarda-parques.

Nesses dois dias foram discutidas questões norteadoras e os conteúdos programáticos, que darão os subsídios para a definição do Projeto Pedagógico do Curso. Os conteúdos são voltados para a gestão, organizados em três eixos: Políticas Sociais para a Gestão Territorial; Unidades de Conservação e Ferramentas para a gestão.

O Curso Guarda-Parques é uma iniciativa inovadora e deverá ter sua primeira edição entre março e abril de 2017. O público-alvo é de guarda-parques já formados e gestores, técnicos e analistas de UCs. A seleção levará em conta o conhecimento de cada participante. O objetivo é promover a troca de experiências para a Gestão Territorial visando a construção colaborativa de saberes e o aumento da efetividade das UCs no Amapá.

O projeto Capacitar para Conservar vem sendo realizado desde 2014, e é resultado da parceria da Ecam com o ICMBio, a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...