11/11/2016

Por Ecam

Mais uma turma de guarda-parques começa sua formação

Mais uma turma de guarda-parques começa sua formação

O dia 10 de novembro foi movimentado. De tempos em tempos um novo cursista e uma nova cursista chegavam do interior do Amapá. O grupo se reuniu em Macapá para dar início ao o 4º Curso de Formação de Guarda-Parques. Serão 20 dias de trabalho, e as atividades só finalizam no dia 30 de novembro, na Estação Ecológica do Jari.
Os cursistas dessa quarta edição vieram dos municípios de Porto Grande, de Laranjal do Jari e até mesmo de Santana, na grande Macapá. São 21 participantes, moradores de Unidades de Conservação (UC) ou entorno.
Uma dessas cursistas é Telma da Silva Amaral, que mora no entorno da Floresta Nacional do Amapá há sete anos. Desde então ela participa da Associação Bom Sucesso, onde hoje é Conselheira Fiscal. A Associação produz velas, sabonetes e pomadas com óleos e essências da floresta. “Eu me vi na necessidade de poder me conscientizar e conscientizar as pessoas na UC na qual trabalho. Como moradora do entorno, eu preciso saber o que podemos ou devemos fazer, e passar isso para os meus filhos também”, afirma Telma.
Já João Oliveira Machado veio do Bailique. Ele trabalha há 3 anos e meio na Reserva Biológica do Parazinho. De julho até dezembro o trabalho principal é o de coletar ovos de tartaruga da amazônia. Os ovos são coletados para que eclodam seguramente. Depois, as pequenas tartarugas são soltas na própria ilha, onde fica a reserva. “Acredito que esse curso será muito útil para mim, porque eu trabalho no Parazinho. Aqui vamos falar muito sobre meio ambiente, e é esse nosso trabalho na reserva: Conservar a natureza”, avalia João.
Experiências anteriores
A Ecam já oferece esse tipo de formação desde 2006. Já formou 19 turmas, com um total de total 464 guarda-parques, entre indígenas e não indígenas. “Acredito que no futuro todas as UCs do Brasil terão guarda-parques trabalham na sua gestão. O guarda-parque é o profissional preparado e capacitado para o trabalho dentro das áreas, executando atividades educativas, de conservação e preservação dos recursos naturais e culturais de um determinado local. Ele é o elo de fortalecimento entre as políticas públicas e as comunidades locais das unidades de conservação onde atua”, comenta Arlison Kléber, da Ecam.
Este quarto curso é oferecido dentro do projeto Capacitar para Conservar. O projeto vem sendo realizado desde 2014, e é resultado de uma parceria da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...