16/06/2016

Por Ecam

Reunião reforça parcerias entre os Tembé e instituições governamentais

Reunião reforça parcerias entre os Tembé e instituições governamentais

A Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais do Estado do Pará promoveu no dia 14 de junho reunião entre instituições governamentais e o Povo Tembé, da Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG). O objetivo foi articular ações entre os diferentes órgãos, em prol de demandas dos Tembé. A Equipe de Conservação da Amazônia, que já atua na TIARG desde 2013, foi convidada a participar.

A reunião também contou com a presença de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Pará (Emater – PA), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará.

Um dos principais assuntos discutidos na reunião diz respeito à demanda do Povo Tembé para construir uma estrada que ligue as duas extremidades da TIARG: a área do Guamá e a área do Gurupi. Hoje, o deslocamento entre as duas áreas só é possível saindo da TIARG. Existem alguns trechos de uma antiga estrada, mas são intransitáveis em sua maioria. “Fazendo a estrada, não tem que sair por fora para fazer as atividades de vigilância e fiscalização ou escoar a produção”, pontua o cacique Naldo Tembé, uma das lideranças presentes.

Os Tembé querem apoio do Governo do Estado e das prefeituras como parceiros para a execução da obra de construção da estrada. A ideia é estabelecer um plano com ações integradas. “Se o Estado já disponibiliza os equipamentos, até por meio das prefeituras, já vai ser o primeiro passo”, acrescenta Naldo.

A discussão em torno da estrada é uma importante demanda para os Tembé, e também abre espaço para outras demandas mais amplas.  “Essa reunião amplia o foco de parcerias para várias instituições, englobando outros fatores. Não é só a estrada, mas o todo por trás: Reflorestamento; Geração de Renda; Habitação, entre outros”, comenta Carlos Regis, da Ecam.

Uma próxima reunião está agendada para o dia 27 de junho. Na oportunidade será apresentado o Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), ainda em processo de finalização e validação por toda a comunidade. O PGTA foi construído pelos próprios Tembé, em novembro de 2015. As Oficinas e a sistematização das informações foram organizadas pela Ecam. Conjuntamente, ficou definido que o PGTA terá validade de 05 anos, a partir de 2016.

De 6 em 6 meses os Tembé vão se reunir para avaliar se o planejamento está dando certo. O PGTA propõe ações em sete programas específicos: Educação; Fortalecimento Cultural; Geração de Renda; Questão Fundiária e Proteção Territorial; Saúde; Segurança Alimentar; Organização social (interna e externa). Apresentar as ações e atividades previstas para cada Programa é mais uma oportunidade para envolver todas essas instituições, colaborando para atingir os objetivos traçados.

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas e comunicadores!

Estágio: Oportunidade imperdível para futuros jornalistas...

A Conaq, em parceria com a Ecam, está abrindo vagas de estágio para estudantes de Jornalismo ou áreas afins (1 vaga para designer gráfico e 1 vaga...

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades Quilombolas e Defensores de Direitos Humanos

Oficina de Comunicação e Engajamento Empodera Comunidades...

Em um esforço para fortalecer a voz das comunidades quilombolas e dos defensores de direitos humanos, a Ecam realizou no final do mês de março a...

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e Engajamento para Comunidades Quilombolas

Ecam abre inscrições para Oficina de Comunicação e...

Com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa de comunidades quilombolas e defensores de direitos humanos, a Ecam anuncia uma...

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater projeto de carbono comunitário

Quilombolas do Amapá realizam consulta prévia para debater...

Quilombolas do Amapá, deram um passo importante em relação ao fortalecimento das práticas agrícolas, aliadas à preservação ambiental do meio...