A importância do Compartilhar!
Aqui na Ecam nós temos o Programa Compartilhando Mundos, que tem por objetivo principal compartilhar as realidades vividas entre as comunidades, demonstrando suas realidades que englobam lutas, resistência, conquistas, fortalecimento cultural e institucional, mas que também apresentam desafios e demonstram a necessidade de políticas efetivas para suprir as demandas das comunidades.
Mas eu gostaria de falar aqui um pouco sobre outros tipos de compartilhamento: que temos entre os membros da equipe, em nosso dia a dia e, principalmente, nas nossas inúmeras viagens de campo.
É comum escutarmos da equipe de campo: “quer conhecer a pessoa, faça um campo com ela”, e de fato, as experiências de campo nos aproximam muito, costumamos “viver” debaixo do mesmo teto (as vezes sem teto) por dias, semanas e as vezes até mês. Nossa rotina em campo é bem diferente da que vivemos em nossas casas, quando dividimos o mesmo espaço, seja em casas, malocas, ramadas, ao relento ou em quarto de hotel, passamos a conhecer muito mais sobre o outro, compartilhando histórias, pensamentos, sonhos, frustrações, desafios… e por aí vai! Muitas histórias que serão compartilhadas com outros colegas também surgem desses momentos! É história gerando história para ser compartilhada!
Isso é importante para nos aproximarmos não somente enquanto equipe, mas enquanto indivíduos que tentam descobrir qual foi o caminho de cada um até chegar aqui, no presente comum: trabalhando com diferentes comunidades, em biomas as vezes diferentes do nosso de origem, superando medos, descobrindo as convergências e divergências de pensamentos sobre o trabalho, sobre ideologias, às vezes até mesmo sobre fatores inexplicáveis, sim… o campo possibilita muitos papos filosóficos!
A convivência com colegas de diferentes lugares nos proporciona muito aprendizado, que vai desde descobrir que a muriçoca do Centro-Oeste é o carapanã do Norte (e vice-versa) ‘risos’, até conhecer diferentes estilos e metodologias de trabalho que desencadeiam frutos e resultados incríveis. Tudo isso por meio do Compartilhar… Mundos!
Aprendemos muito com as comunidades a importância de passar o conhecimento de geração a geração, isso é Compartilhar! Espero que possamos sempre compartilhar nossas expertises de trabalho, histórias de sucesso, conquistas e porque não… boas risadas!
Compartilhe
Meline Machado
Todos os postsGeógrafa e mestre em Gestão Ambiental e Territorial (tendo como eixo temático: cartografia étnica do território nacional) e está na coordenação do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais na Ecam.