Por Fernanda Costa
Piloto do Pecuária Sustentável terá aumento no número de vagas em Oriximiná
Os pecuaristas interessados em aderir ao projeto podem fazer sua inscrição até 31 de março no escritório do PTS em Oriximiná ou via e-mail [email protected]
Segue aberto até o dia 31 de março o edital para seleção dos pecuaristas interessados em aderirem ao projeto Pecuária Sustentável, projeto lançado em 2017 com 14 pecuaristas produtores de gado de corte e leite, que tem apresentado bons resultados graças às orientações técnicas voltadas à correção do solo, manejo de pastagem e recuperação de áreas degradadas. A iniciativa surgiu a partir de demanda da Secretaria Municipal de Agricultura de Oriximiná (Semagri), Sindicato dos Produtores de Oriximiná (Sinprox) e Programa Territórios Sustentáveis, que realizou diagnóstico sobre a viabilidade do projeto.
O edital para seleção dos novos pecuaristas interessados em aderir ao Pecuária Sustentável foi lançado em 02 de março de 2020 e segue aberto até às 00h do dia 31 de março de 2020, terça-feira. As inscrições podem ser realizadas de forma presencial, no escritório do Programa Territórios Sustentáveis em Oriximiná, cito a Tv. Ângelo Augusto de Oliveira, anexo à secretaria Municipal de Meio Ambiente, no bairro de Santa Terezinha, ou via e-mail no endereço eletrônico [email protected].
Podem participar da seleção pecuaristas que tenham interesses compatíveis com os objetivos de produção e estejam dispostos a seguir orientações técnicas e compartilhar conhecimentos adquiridos a partir do projeto, que possuam documentação que comprove titularidade da propriedade, que não possuam alerta de desmatamento detectado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).
O edital com as regras normas e orientações quanto à iniciativa do pecuária sustentável está disponível para downloads nos links: http://www.territoriossustentaveis.org.br/publicacoes e https://ecam.org.br/wp-content/uploads/2020/03/20200217-1630-Edital_pecu%C3%A1ria-orixi.pdf.
O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa que visa contribuir com o desenvolvimento territorial sustentável dos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná a partir da gestão integrada entre Agenda Pública, Ecam, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional Usaid. O Projeto Pecuária Sustentável conta com a parceria da Associação para a Preservação da Floresta Tropical (Regnskogsföreningen).
Por Martha Costa