Por Fernanda Costa
Programa Compartilhando Mundos: uma metodologia participativa
Nos últimos anos, o Programa Compartilhando Mundos realizou oficinas de análise de dados e mapeamentos em seis Estados da Amazônia Legal, envolvendo 142 comunidades quilombolas e 76 aldeias indígenas.
O Programa é uma continuação do Programa Novas Tecnologias, que teve como missão, apoiar comunidades tradicionais no mapeamento e levantamento de informações socioeconômicas. Agora, elas estão tendo a oportunidade de analisar cada uma dessas informações e refletir sobre como podem reivindicar direitos e melhorias, fortalecendo a gestão de seus territórios.
Para esta segunda fase, foi desenvolvida uma nova metodologia para apoiar as comunidades na busca por: acessar políticas públicas, registrar a história, fortalecer os laços com outras comunidades e trazer oportunidades para que elas falem sobre suas realidades.
A metodologia se difere por capacitar as comunidades para que elas mesmas realizem a pesquisa. Isso porque, na maioria das vezes, os estudos, sobre essas populações, são feitos por pesquisadores e instituições externas. Agora, por meio do Programa, os comunitários são os protagonistas destas pesquisas, muito deles jovens atuando como pesquisadores capazes de trazer grandes avanços para os seus territórios.
Assim, as comunidades, de várias partes dos Estados escolhidos, se reúnem para discutir e validar cada dado, que é registrado com o apoio da Ecam e CONAQ. As oficinas acontecem, em média, durante três dias, com muito debate e reflexões, além de dinâmicas de reconhecimento e oportunidades para sanar dúvidas sobre acesso a direitos básicos e benefícios.
Vale ressaltar que durante as entrevistas foram coletados um grande volume de dados e que, por isso, foram organizados em blocos e apresentados da seguinte forma.
- Quem Somos: Este bloco reúne dados sobre as características históricas e aspectos culturais das comunidades.
- Nossa Infraestrutura: Este bloco apresenta informações sobre os materiais utilizados na construção de casas, assim também sobre como se dá o acesso à água, a energia e o saneamento básico.
- Nosso trabalho: Este bloco apresenta o conceito de trabalho e renda na perspectiva dessas populações, além de suas principais fontes de sustento.
- Nossos direitos e cidadania: Este bloco apresenta a realidade das comunidades sobre o acesso a benefícios e direitos básicos, segurança e acesso a créditos.
Após as análises, todas as informações, dados e gráficos, desta pesquisa, estarão disponíveis em uma plataforma on-line, para que as comunidades e demais pesquisadores possam utilizar para consulta, assim como para promover novos estudos. A plataforma de nome: “Centro de Documentação Quilombola Ivo Fonseca da Silva” está sendo construída para a CONAQ com o apoio do Programa Compartilhando Mundos.
Com essa experiência, a equipe Ecam espera que essa metodologia seja replicada e aperfeiçoada em muitas outras comunidades tradicionais localizadas nos diferentes biomas do Brasil, para que tenham a oportunidade de falar, por elas mesmas, sobre quem são, como vivem e o que querem para o futuro.
O Programa Compartilhando Mundos é fruto da parceria entre Ecam, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Google Earth Solidário, que, em algumas atividades, conta com o apoio da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).