Por Fernanda Costa
Saiba como apoiar as comunidades tradicionais durante a pandemia
As comunidades e os povos tradicionais constituem, aproximadamente, 5 milhões de brasileiros, que, tradicionalmente, utilizam os recursos naturais para transmitir sua cultura, ancestralidade, saberes, e também como um meio de subsistência. Porém, devido a pandemia de Covid-19, muitos desses grupos encontram-se isolados em seus territórios.
Por conta disso, muitas famílias, que moram em territórios tradicionais, tiveram que interromper suas atividades de subsistências para impedir que o vírus entre em suas comunidades, tanto através de quem sai para trabalhar, como através de quem entra para visitar – por meio do turismo. Essas medidas foram tomadas porque, na maioria das vezes, o acesso à saúde e a informação nos territórios é escasso e, por isso, a probabilidade de propagação se torna ainda maior.
Pensando em cada um dessas famílias, reunimos em um só lugar algumas vakinhas virtuais de apoio neste período. Sabemos que os tempos estão sendo difíceis para todos, assim, independentemente do valor, saiba que qualquer quantia importa. Confira, abaixo:
Vakinhas virtuais de apoio às comunidades. Faça a sua doação!
Ajuda humanitária para os povos Quilombolas da Amazônia
Doação de alimentos e materiais de higiene para quilombolas
Apoio a comunidades quilombolas no Pará na crise do coronavírus