home /

11/12/2019

Por Ecam

Programa Novas Tecnologias
e Povos Tradicionais

Desde 2007, o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais apoia povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores na implementação de práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios, por meio de atividades que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas e suporte para as atividades de campo e levantamento de dados.

O programa iniciou quando o povo Paiter Suruí entrou em contato com a Google Earth Solidário, para a construção de um mapeamento cultural participativo, com o uso da ferramenta Google Earth —  o objetivo era manter a floresta em pé e preservar a história e cultura do povo Suruí.

A experiência deu tão certo que o projeto foi ampliado para outras comunidades da Amazônia e inseridas novas ferramentas, como Open Data Kit (ODK) e YouTube. Tecnologias como essas podem apoiar práticas relacionadas a gestão dos territórios e dar visibilidade para as histórias e reivindicações das comunidades.

O Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais é fruto de uma colaboração de longo prazo entre o Google Earth Solidário, Ecam e várias comunidades que estiveram envolvidas ao longo desses 12 anos de trabalho. Essa iniciativa também inclui: Associação Metareilá do Povo Indígena Surui (Gamebey), Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Associação de Remanescentes Quilombolas – ARQMO, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ, Natura e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).