home /

11/12/2019

Por Ecam

Projeto UNI

UNI é um hub de conexão dos povos da Amazônia entre si e com o mundo.

O UNI busca dar voz aos habitantes da floresta, fortalecendo e ajudando-os a preservá-la, assim como fomentando uma relação de respeito para com quem cuida do maior patrimônio do Brasil.

Por que a Amazônia?

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e ocupa mais de 60% do território brasileiro, mas 20% de sua área já foi desmatada. Estudos indicam que se a floresta perder mais 5% desse território o processo de desertificação será irreversível. Além da riqueza de sua biodiversidade, a floresta amazônica é responsável pela regulação do regime de chuvas ao leste dos Andes. A perda da floresta, e do equilíbrio climático que ela cria, é um caminho sem volta. Ao perdê-la, perde-se também uma diversidade de conhecimentos que seriam importantes para a construção de um futuro sustentável no planeta. Este tesouro hoje está nas mãos dos povos da Amazônia. Sobretudo indígenas, quilombolas e ribeirinhos, pois eles são os responsáveis pela preservação da floresta.

O que pode ser feito?

Há muitas iniciativas em prol da floresta e seus habitantes: associações, startups, empreendedores independentes, Organizações da Sociedade Civil, empresas, institutos e ONGs fazem isso muito bem. No entanto, a sinergia entre essas diversas ações é muito baixa, em geral, isoladas umas das outras e sem conexão direta com os demais moradores da região. Por isso, criar canais de contato entre quem mora na Amazônia ou quem está fora e se preocupa com o bioma, é urgente.