Por Fernanda Costa
Associação em Terra Santa busca fortalecimento por meio de reestruturação organizacional
A associação busca por meio de assessoria técnica resolver pendências que impedem a associação de participar de chamadas e editais para captação de recurso
Criar um Grupo de Trabalho para resolver questões voltadas a reformulação estatutária e atualização do quadro social dos comunitários que fazem parte da Associação Comunitária dos Trabalhadores do Nascimento (Ascona) na zona rural do município de Terra Santa, no interior do Pará, este foi o objetivo de uma reunião realizada no dia 15 de agosto na sede da Igreja da comunidade. A reunião contou com a presença de lideranças da associação, que por meio de assessoria técnica do Programa Territórios Sustentáveis, no eixo Capital Social, tem buscado o fortalecimento institucional da associação para resolver pendências documentais que impedem a associação de participar de chamadas e editais para captação de recurso.
De acordo com a técnica social da Ecam, Heloísa Cardoso, a Associação tem se empenhado para resolver assuntos importantes para a manutenção da associação que incluem a reformulação Estatutária, atualização do quadro social e, situação fiscal. “A associação tomou conhecimento sobre relação de algumas pendências fiscais, diante disso e como forma de nivelar o conhecimento sobre tais obrigações fizemos uma roda de diálogo sobre as obrigações acessórias, explicando as razões pelas quais associações, cooperativas, e fundações devem fazer e qual a periodicidade”, enfatizou Heloisa após citar que usou a metodologia do painel expositivo para socializar as informações.
Ainda nesta semana representantes da associação que compõem o Grupo de Trabalho (GT) da Reformulação Estatutária deverão trabalhar na elaboração do novo estatuto que será apresentado em assembleia para apreciação. Já no que diz respeito a atualização do quadro social, o outro GT, deverá realizar o mapeamento dos moradores da comunidade para que seja realizado seu recadastramento até o dia 10 de setembro. Quanto às pendências fiscais a Ascona deverá retornar o diálogo com o contador, para que sejam listadas pendências existentes. A expectativa da Associação é que até do dia 15 de setembro todas as situações estejam sanadas.
O apoio ao fortalecimento institucional das associações faz parte das ações do eixo Capital Social, que é desenvolvido pela Ecam, dentro do Programa Territórios Sustentáveis, uma iniciativa que busca contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia sustentável nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro.
O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Ecam e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).
Por Martha Costa