Por Fernanda Costa
Associação realiza assembleias visando melhorias no território Área Trombetas (PA)

Ao todo, sete comunidades pertencem ao território Área Trombetas, mais de 1500 moradores da comunidade
No último dia 7, a ACORQAT promoveu assembleia ordinária para tratar de questões administrativas da associação, bem como o planejamento e andamento de ações que contribuam para o desenvolvimento do território Área Trombetas – que abrange as comunidades de Bacabal, Arancuã de Cima, Arancuã do Meio, Arancuã de Baixo, Serrinha, Terra Preta II e Jarauacá – PA. O encontro foi realizado na Comunidade Arancuã do Meio e reuniu, aproximadamente, 200 comunitários.
No mesmo dia, a associação ainda promoveu uma assembleia extraordinária para revisar o seu Estatuto Social. Na oportunidade, foram discutidos, dentre outros assuntos, a ampliação dos seus objetivos institucionais, os critérios para participar da associação e compromissos que viabilizam o cumprimento do Plano de Vida do território Área Trombetas.
Além dos comunitários, a assembleia extraordinária contou com a presença da assessoria jurídica da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), que auxiliou nas deliberações ocorridas no encontro. “As assembleias, além de serem momento de especial relevância para o fortalecimento organizacional, também propiciam a reflexão sobre caminhos para a promoção do bem-viver das comunidades do território Trombetas, a partir das experiências já vivenciadas. A participação das associadas e associados, e, consequentemente, de suas respectivas comunidades, agregam críticas e contribuições que permitem a construção de regras estatutárias mais adequadas às suas realidades”, explica a assessora jurídica da Ecam, Luiza Araújo.
O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com o apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).