Por Ecam
Café virtual – RECAM
Na manhã de hoje (28 de agosto) a ECAM participou do Café Virtual da RECAM, com mais nove organizações:
- Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé;
- Conservação Estratégica (CSF);
- Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM);
- Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam);
- Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM);
- Instituto Centro de Vida (ICV);
- Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon);
- Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB);
- Universidade da Flórida (UF).
O café virtual ocorre periodicamente, através do webex, e o tema foi: “Mediação para Governança Socioambiental Municipal: aplicação atual e potencial das ferramentas e conceitos do curso UF-RECAM nos projetos locais”
O curso UF-RECAM teve início em novembro de 2014 e está ocorrendo em 3 módulos, sendo que o primeiro ocorreu em Porto Velho (RO) e Cacoal (RO), o segundo foi em Altamira (PA) e o terceiro será em Alta Floresta (MT). A ECAM possui três pessoas na turma.
No curso são discutidas metodologias de mediação para governança socioambiental municipal e no café virtual a ECAM, a Kanindé e o IEB apresentaram exemplos de aplicação prática de algumas metodologias, sendo a conversa mediada pelo IPAM e pela UF.
Metodologias de sistematização e de monitoramento das ações dos projetos foram apresentadas, assim como, alguns exemplos de ferramentas sobre mediação de conflitos. Falou-se também sobre a importância dos profissionais que aplicam as metodologias estarem abertos a modificações e que o resultado das aplicações, sempre que possível, deve ser discutido em equipe.
O próximo café virtual está previsto para a 3ª semana de setembro.