Por Ecam
Conferência Ethos e OdsLab contou com reforço dos trabalhos da Ecam para o desenvolvimento econômico da Amazônia
Encontro reuniu instituições públicas, privadas e terceiro setor para discutir soluções para a Amazônia
Sempre atenta às questões que permeiam o desenvolvimento socioeconômico da floresta amazônica, a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) foi um dos nomes envolvidos em dois grandes eventos, o OdsLab e a Conferência Ethos, que aconteceram no fim de novembro em Belém (PA). Promovido pelo Instituto Ethos e Agenda Pública, com financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) Instituições do terceiro setor, públicas e privadas se reuniram para discutir estratégias para dinamizar o desenvolvimento econômico em municípios da Amazônia.
Antes do evento, a Ecam ajudou a construir as diretrizes do evento, participando das entrevistas, realizadas pelo Agenda Pública, que se juntou a um compilado de informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do estado do Pará. Com isso, foi possível estabelecer um diagnóstico que serviu de base para a discussão no OdsLab.
A coordenadora de projetos da Ecam, Meline Cabral, representou a entidade junto a um time de lideranças e profissionais que estimulam novos olhares para os desafios da economia e desenvolvimento social e ambiental. Três objetivos macros (visões) saíram resultantes da discussão: o protagonismo das cadeias produtivo territorial estabelecido; a identificação de cadeias hegemônicas, sistematização e compartilhamento e difusão de informações e boas práticas; comunicação integrada a partir de processos e sistemas; e o levantamento da regionalização da Amazônia (estabelecer um município modelo).
No encontro, foi ressaltada a importância da criação da Plataforma de Parceiros pela Amazônia (PPA), a qual conta com a parceria da Ecam e Usaid. Além disso, foi possível perceber a necessidade cada vez maior de ações como a PPA e que as empresas criem mecanismos de diminuir esses impactos de forma que conte, de fato, com a participação e deliberação das comunidades.
Participaram ainda do encontro a Fundação Amazonas Sustentável, Imazon, Secretária de Estado de Governo de Juruti, Secretaria de Estado de Planejamento de Canaã dos Carajás, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Ministério Público, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará, Programa Municípios Verdes, Consórcio Pró Educação, Unitapajós, entre outras.