29/05/2017

Por Ecam

Ecam participa de 5º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas

Ecam participa de 5º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas

Cincos dias de intensa discussão marcaram 5º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas. Lideranças e parceiros se reuniram em Belém, do dia 22 ao dia 26 de maio de 2017. A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) apoiou o encontro e também participou das atividades.

A parceria da Ecam com comunidades e associações quilombolas ocorre desde 2015. Em 2016, a Ecam acompanhou o primeiro ciclo de oficinas de mulheres, realizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Esses encontros promoveram o empoderamento feminino e a articulação de política com as comunidades. “Nossa participação aqui em Belém tem o objetivo de fortalecer essa relação que já vem sendo construída. Estamos caminhando junto com o Brasil Quilombola pelo fortalecimento de seu povo e em busca de tecnologias para gestão de seus territórios”, complementa Muryel Arantes, geógrafa da Ecam.

O tema do 5° encontro foi Terra Titulada: Liberdade Conquistada e Nenhum Direito a Menos. Dentro da temática geral, Grupos de Trabalho se debruçaram em discussões sobre Ancestralidade Quilombola, O Papel da Conaq, Territórios, Origens, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Protagonismo de Mulheres Quilombolas, Formação e Gestão, entre outros.

No encontro, a Ecam teve oportunidade de apresentar o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais. “Conversamos com os representantes da Conaq da Amazônia, para apresentar o programa e para viabilizar uma agenda de visita e capacitações para as comunidades. Uma grande necessidade das comunidades quilombolas é de discutir seus planos de gestão territorial e ambiental e ferramentas tecnológicas como o Google Earth e o Open Data Kit podem apoiar essas discussões”, comenta Meline Cabral, geógrafa da Ecam. Durante o encontro foram feitos contatos para iniciar a visita de apresentações e de capacitações nos estados do Amapá, Pará, Tocantins e Maranhão. A primeira visita será no Quilombo Frechal, no Maranhão, no mês de Agosto.

O Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais

Desde 2007 o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais vem apoiando povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores nas práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios.

Para ampliar o potencial dessa iniciativa, acaba de ser aprovado o projeto Comunidades indígenas e outros Atores Relevantes Melhor Protegem seus Territórios e Outros Recursos Naturais. O projeto terá quatro anos. Teremos oficinas para compartilhar conhecimentos sobre o Google Earth e o Open Data Kit (ODK) e assessoria técnica no uso das ferramentas. O projeto é possível graças ao apoio generoso do povo americano, por meio da USAID. A Ecam realizará o projeto, com a parceria do Google Earth Solidário.

Imersão cultural e social marca visita da Ecam a projetos na Bahia

Imersão cultural e social marca visita da Ecam a projetos...

Encontro visou conhecer projetos que unem cultura, meio ambiente e geração de renda. Entre os dias 4 e 6 de dezembro, a Ecam realizou uma visita a...

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes quilombolas

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes...

Através da promoção de oficinas, Ecam tem buscado proporcionar acesso a novos conteúdos e estratégias fortalecendo o trabalho de lideranças e...

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia Produtiva do Coco Licuri

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia...

Iniciativa mobilizou instituições e grupos que trabalham com o fruto. Um intercâmbio realizado dos dias 13 a 19 de outubro, na região da Chapada...

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde Mental da Ecam

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde...

A oficina “Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental nas Comunidades Tradicionais”, realizada no final de agosto em Maceió, reuniu...