Por Ecam
Ecam participa do evento Geo for Good
A Google, por meio da Google Earth Solidário, realizará de 3 a 7 de outubro o Geo for Good. O evento reúne profissionais de inúmeras instituições não lucrativas, que utilizam as ferramentas de mapeamento e monitoramento em seus projetos. As atividades serão divididas em discussões sobre geoprocessamento, voltadas para especialistas, para gerentes de projetos e para informação pública.
Meline Cabral, geógrafa da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), participará do encontro. Meline apresentará os trabalhos que são realizados pela Ecam, em parceria com comunidades tradicionais e povos indígenas. Um exemplo é o trabalho com os Tembé, na Terra Indígena Alto Rio Guamá. Os Tembé participam de cursos para usarem as ferramentas Open Data Kit (ODK) e Google Earth em ações de diagnósticos etnoambientais, vigilância e mapeamento.
O ODK permite que sejam realizados, por meio de smartphones, levantamentos e compilação de informações. Formulários permitem coletar informações de socioeconomia, invasões em áreas protegida ou volume de produção, por exemplo. Já o Google Earth, serve de base para que sejam inseridas informações como espaços de habitação, de produção, de caça e pesca, relevantes para cada comunidade. Com isso, vai-se construindo um Mapeamento Cultural.
Novas Tecnologias e Povos Tradicionais
Desde 2007 o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais vem promovendo a troca de conhecimentos para o uso das ferramentas ODK e Google Earth. Ambas podem apoiar iniciativas de etnomapeamento e monitoramento dos territórios tradicionais, como instrumentos na implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (PNGATI).
O programa é resultado de uma parceria entre a Associação do Povo Paiter Suruí Metareilá e Google Earth Solidário. Também são parceiros a Google Brasil, Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam). Apoiam a iniciativa Natura, Fundação Cultural Palmares e Porto Velho + Sustentável.