Por Ecam
Ecam promove oficina para a Promoção dos Direitos Humanos e SaúdeMental
A Ecam realizará nos dias 09 e 10 de agosto, em Maceió (AL), a “Oficina para a Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental das Comunidades Tradicionais”. O evento é destinado a líderes e membros das comunidades tradicionais, incluindo mulheres, a comunidade LGBTQIAP+, e pessoas com deficiência, que desempenham um papel crucial na defesa e promoção dos direitos humanos em suas localidades.
A iniciativa promovida em Maceió – AL visa fortalecer as lideranças das comunidades tradicionais. Entre os participantes, estão mobilizadores de diferentes estados do país, que prestigiarão cinco palestras ao longo dos dois dias de atividades. A oficina está sendo promovida pela Ecam. Os palestrantes incluem figuras importantíssimas na área, como Maria Neide Martins (Yalorixá Neide Oyá D’Oxum), Dra. Regina Juliana Sousa da Silva, Dra. Daniela Lucena, Dr. Igor Rodrigues da Silva e Dr. Waldemar Neves.
As discussões abordarão temas como racismo e exclusão no âmbito da saúde mental da população negra e LGBTQIAP+, saúde mental e equidade social, direitos humanos no engajamento e atuação de grupos sociais, o papel das políticas públicas, e estratégias de promoção da saúde, entre outros. O evento culminará em uma roda de conversa de vivências, proporcionando um espaço para a troca de experiências e fortalecimento de redes de apoio.
Entre as organizações que irão participar da oficina estão:
❖ Associação Quilombola dos Produtores Rurais da Faveira de São João
dos Patos
❖ Associação dos Remanescentes de Quilombo Flores (ARQF)
❖ Associação Quilombola da Comunidade de Corcovado
❖ Associação Rede Elas Negras Conexões (AREC)
❖ Associação dos Pequenos Produtores Rurais, Extrativistas e
Pescadores Artesanais (APEPA)
❖ Centro de Formação e Inclusão Social (Inaê)
❖ Instituto Irmãos Quilombolas de Santana do Mundaú
❖ Associação Quilombola da Comunidade Povoado Mameluco
❖ Associação das Mulheres artesãs Quilombolas Serra das Viúvas
❖ Associação Comunitária dos Remanescentes de Quilombos da
Comunidade Vila de Santo Antônio
❖ Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS)
❖ Comunidade Quilombola de Acauã
❖ Quilombo Oxalá de Jacunday
A Oficina para a Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental das Comunidades Tradicionais integra o Eixo 2 do projeto “Comunidades Negras pelos Direitos Humanos” no âmbito do monitoramento e acompanhamento dos principais movimentos e comunidades quanto às vulnerabilidades sociais e territoriais. A iniciativa tem como público prioritário agentes e iniciativas dos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Bahia, Pernambuco e Alagoas, buscando promover a equidade e a inclusão social em todas as esferas.