25/11/2016

Por Ecam

Equipe se reúne para modelar novo curso

Equipe se reúne para modelar novo curso

Desde 2006 a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) oferece cursos de formação para guarda-parques no Amapá. O resultado é que o estado já conta com cerca de 300 guarda-parques formados.  Nos anos de 2015 e 2016 mais 81 moradores do entorno ou do interior de Unidades de Conservação (UC) tiveram a oportunidade de passar por esse tipo formação. Foram quatro edições do Curso de Formação de Guarda-Parques, dentro do Projeto Capacitar para Conservar.

Grande parte desse grupo hoje desenvolve ações de conservação ambiental por meio da Associação de Guarda-Parques do Amapá, a AGPA. Para ampliar ainda mais o potencial de atuação desses guarda-parques e também de gestores de UCs do Amapá, uma nova formação vem sendo desenhada. É o Curso Guarda-Parques: intercâmbio de experiências para a Gestão Territorial.

Nos dias 21 e 22 de novembro parceiros do projeto estiveram reunidos para tratar do assunto. Esse grupo representa a instrutoria e a coordenação do curso, que conta com a equipe técnica da Ecam, analistas ambientais do o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), docentes da Universidade de Brasília, gerentes de projetos da WWF e do Imazon, além de consultores independentes. Alguns também são guarda-parques.

Nesses dois dias foram discutidas questões norteadoras e os conteúdos programáticos, que darão os subsídios para a definição do Projeto Pedagógico do Curso. Os conteúdos são voltados para a gestão, organizados em três eixos: Políticas Sociais para a Gestão Territorial; Unidades de Conservação e Ferramentas para a gestão.

O Curso Guarda-Parques é uma iniciativa inovadora e deverá ter sua primeira edição entre março e abril de 2017. O público-alvo é de guarda-parques já formados e gestores, técnicos e analistas de UCs. A seleção levará em conta o conhecimento de cada participante. O objetivo é promover a troca de experiências para a Gestão Territorial visando a construção colaborativa de saberes e o aumento da efetividade das UCs no Amapá.

O projeto Capacitar para Conservar vem sendo realizado desde 2014, e é resultado da parceria da Ecam com o ICMBio, a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema-AP) e a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA). Tem o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Imersão cultural e social marca visita da Ecam a projetos na Bahia

Imersão cultural e social marca visita da Ecam a projetos...

Encontro visou conhecer projetos que unem cultura, meio ambiente e geração de renda. Entre os dias 4 e 6 de dezembro, a Ecam realizou uma visita a...

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes quilombolas

Comunicação e engajamento: Capacitação reforça saberes...

Através da promoção de oficinas, Ecam tem buscado proporcionar acesso a novos conteúdos e estratégias fortalecendo o trabalho de lideranças e...

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia Produtiva do Coco Licuri

Ecam facilita Intercâmbio sobre Beneficiamento da Cadeia...

Iniciativa mobilizou instituições e grupos que trabalham com o fruto. Um intercâmbio realizado dos dias 13 a 19 de outubro, na região da Chapada...

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde Mental da Ecam

Ativistas integram oficina de Direitos Humanos e Saúde...

A oficina “Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental nas Comunidades Tradicionais”, realizada no final de agosto em Maceió, reuniu...