19/09/2016

Por Ecam

Guarda-parques recém-formados divulgam projeto Capacitar para Conservar

Guarda-parques recém-formados divulgam projeto Capacitar para Conservar

A turma mais recente do Curso de Formação de Guarda-Parques contou com quatro cursistas da Área de Proteção Ambiental da Fazendinha. Eles concluíram o curso em Agosto de 2016 e já estão colocando algumas atividades em prática. As ações integram os recém-formados e os guarda-parques mais experientes.

No dia 17 de setembro o grupo organizou, em parceria com a Associação de Guarda-Parques do Amapá (AGPA), o evento Guarda- Parques e o Envolvimento com a Comunidade, voltado para os moradores da APA.  O grupo editou um vídeo para apresentar o Curso de Formação de Guarda-Parques, em especial a turma da qual fizeram parte, a Coração do Amapá.

Sidiane do Nascimento Silva, uma das guarda-parques formadas em agosto, lembra que quando saiu do curso teve “um desejo muito grande de incentivar outras pessoas da comunidade a fazerem o mesmo curso. Promovendo esses eventos de incentivo e divulgação, podemos sim conseguir outros jovens para somar conosco, e cuidar da natureza com responsabilidade e amor. Assim as nossas unidades saem ganhando, porque aumenta o número de pessoas que não vão permitir desmatamento, poluição, etc.”.

O principal público da atividade foram as crianças: cerca de 70 participaram, além de jovens e adultos. “Com a mudança no comportamento deles, por meio da educação ambiental, mudaremos esse quadro”, completa Sidiane.

Após o vídeo de apresentação, foram realizadas atividades de pintura com as crianças, e apresentação de hip hop no encerramento. Tudo centrado na importância e na influência que a natureza tem na vida de cada um.

O projeto Capacitar para Conservar

A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema – AP) e a AGPA desenvolvem o projeto “Capacitar para Conservar” desde 2014. O objetivo é aprimorar a gestão de Unidades de Conservação por meio da formação de guarda-parques e gestores. Essas ações têm o apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pelo projeto já foram realizados três cursos de Formação de Guarda-Parques. Dois em 2015 e um em 2016. O próximo curso deve ocorrer ainda esse ano, em novembro.

Comunicação: Oficina possibilita espaço de aprendizado e articulação em rede

Comunicação: Oficina possibilita espaço de aprendizado e...

Ação promovida pela Ecam, reuniu lideranças e mobilizadores sociais de seis estados do país. Foi por meio das redes sociais que a psicóloga...

Ecam promove oficina para a Promoção dos Direitos Humanos e SaúdeMental

Ecam promove oficina para a Promoção dos Direitos Humanos...

A Ecam realizará nos dias 09 e 10 de agosto, em Maceió (AL), a “Oficina para a Promoção dos Direitos Humanos e Saúde Mental das Comunidades...

Capacitação em comunicação contribui para o fortalecimento da proteção de territórios quilombolas

Capacitação em comunicação contribui para o...

Iniciativa promovida pela Ecam, teve como foco capacitar lideranças quilombolas e parceiros em técnicas essenciais de comunicação e engajamento. A...

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em Alagoas

Oficina da Ecam impulsiona a atuação de liderança em...

No final de março de 2024, Maria Célia, presidente da Associação Quilombola Vila de Santo Antônio, no município de Palestina, Alagoas,...