Por Raphael Rabelo
ReSeed firma parceria com Instituto Arapyaú no lançamento do Fundo Kawá

Iniciativa é inovadora para agricultura familiar e regenerativa na cadeia do cacau
Foi oficialmente lançado o Fundo Kawá do Instituto Arapyaú, uma iniciativa inovadora que promete transformar a realidade da agricultura familiar no setor cacaueiro brasileiro. A ReSeed Carbon tem orgulho de integrar este movimento como uma das organizações parceiras, ao lado do Instituto idealizador do fundo, e de outras instituições comprometidas com o desenvolvimento regenerativo e socialmente justo.
O Kawá une recursos públicos, privados e filantrópicos, funcionando com um modelo de blended finance, que vai além do crédito tradicional. Ele oferece financiamento facilitado e assistência técnica especializada, com foco em pequenos produtores de cacau na Bahia e no Pará. O fundo nasce com um aporte inicial de R$ 30 milhões, com a meta de atingir até R$ 1 bilhão em investimentos até 2030. Na primeira fase, cerca de 1.200 agricultores familiares serão beneficiados.

Além da ReSeed e do Instituto Arapyaú, também participam da criação e estruturação do fundo instituições como Violet, Tabôa Fortalecimento Comunitário, MOV Investimentos, VERT Capital, Fundação Solidaridad, AIPC, Ciapra, Polímatas Soluções Agrícolas e Ambientais e Suzano.
Com essa parceria, a ReSeed reforça sua atuação na valorização dos serviços ambientais prestados pela agricultura familiar, criando oportunidades reais para geração de renda e mitigação das mudanças climáticas, por meio de práticas regenerativas e acesso ao mercado de carbono.

A Ecam também desempenha um papel fundamental nesse processo, como parceira executora dos Projetos de Carbono Social para a Agricultura Familiar no Brasil. A organização atua no desenvolvimento técnico e na mobilização de comunidades e produtores participantes, garantindo a inclusão e o protagonismo dos territórios.
O Fundo Kawá é um passo importante para promover um modelo de produção que combina justiça social, viabilidade econômica e equilíbrio ecológico — alinhado aos princípios defendidos pela Ecam e pela ReSeed ao longo de suas trajetórias.
Leia mais na matéria da Reuters: