Por Ecam
Seminário destaca crédito de Carbono Social para agricultores familiares paranaenses
Em um movimento inédito para a agricultura familiar, a Ecam lançou um projeto de crédito de Carbono Social, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná (FETRAF-PR) e o Observatório da Erva-mate, juntamente com a Associação de Famílias de Agricultores Experimentadores e Difusores em Agroecologia no Bioma da Floresta com Araucária (ECOARAUCÁRIA). Em evento realizado no último dia 25 de outubro, em União da Vitória, no Paraná, lideranças sindicais e agricultores da região discutiram o potencial de gerar renda extra ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação ambiental.
O projeto pretende estabelecer uma ponte entre os agricultores e as empresas interessadas em compensar suas emissões de carbono, através da venda de créditos gerados pelo carbono retido nas práticas agrícolas sustentáveis.
“O momento agora é de reconhecermos concretamente os serviços ambientais que a agricultura familiar fornece ao país. São esses agricultores que cuidam das árvores, do solo, das plantas, garantindo que o carbono seja retido na natureza e não lançado na atmosfera, o que ajuda a reduzir os impactos das mudanças climáticas”, declarou Vasco van Roosmalen, presidente da Ecam.
Leia a matéria completa AQUI.
Fonte: ervamate.org