Com foco em iniciativas estratégicas com o setor privado, Ecam Negócios Sociais atua no relacionamento com stakeholders, na implementação de modelos de mecanismos financeiros e no desenvolvimento de boas práticas que potencializem resultados de investimentos sociais.
A Ecam Negócios Sociais tem um formato próprio de Negócio Social que promove a parceria entre setor público, privado, sociedade e preservação do meio ambiente, oferecendo benefícios como: potencialização de investimentos sociais, construção e implementação de processos de licenciamento social, melhoria do relacionamento com comunidades locais, além do impacto positivo no valor de mercado da marca do empreendimento, devido a sua contribuição ao desenvolvimento sustentável.
Por meio de uma profunda análise das atividades de impacto, a Ecam com toda expertise adquirida durante anos, oferece serviços personalizados que se adequam as necessidades de cada empresa parceira. Por isso, trabalhamos com empreendimentos que buscam soluções ou reduções de gargalos sociais e ambientais, promovendo a ação integrada em todos os seus setores de atuação e proporcionando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o bem-estar social e a preservação do meio ambiente, através de um modelo integrado de investimento social.
Com anos de experiência no mercado, a Ecam formou uma equipe sólida e multidisciplinar que se compromete em entregar soluções eficazes que garantam retorno para o negócio.
Dessa forma, oferecemos diferentes formatos de serviços às empresas parceiras, assim como à sociedade. São eles:
Gestão Integrada na Amazônia – Programa Territórios Sustentáveis
O Programa Territórios Sustentáveis acredita que é possível garantir que as pessoas da região amazônica tenham condições justas de desenvolvimento e oportunidades para uma vida melhor, respeitando as características de cada comunidade. Hoje em dia, o Programa atua na região amazônica do oeste do Pará, conhecida como Calha Norte. Os municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro enfrentam situações de desigualdade econômica crescente e um cenário de interações complexas.
Neste contexto, três organizações sociais – Imazon, Ecam e Agenda Pública - se uniram para pensar estratégias integradas que pudessem colaborar com o desenvolvimento local de forma sustentável, incluindo as populações residentes e o poder público. Atuando de maneira sistêmica, espera-se contribuir com a redução da dependência econômica da mineração na região no médio prazo.
O Programa Territórios Sustentáveis atua de forma integrada em cinco eixos: Gestão Pública, Capital Social, Quilombola, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Estes eixos foram levantados como prioridade baseados nos diagnósticos de território e norteiam o trabalho das três organizações pelos próximos 15 anos. O Programa foi construído como um modelo que pode ser implementado em diversos territórios da Amazônia que enfrentam desafios similares.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi id porttitor diam, id elementum felis. Proin posuere ligula sed risus mattis viverra. Aliquam erat volutpat. Vestibulum rhoncus accumsan luctus. Curabitur condimentum urna sit amet felis sollicitudin accumsan at ac nulla. Phasellus dignissim et ipsum quis consequat. Donec sed sollicitudin risus. Pellentesque eget arcu turpis. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Mauris euismod vitae purus et vehicula. Nunc lobortis arcu orci, a mattis tellus mollis commodo.
Galeria de fotos
Galeria de vídeos
Desde 2007, o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais vem apoiando povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores na implementação de suas práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios, por meio de atividades que envolvem ações formativas, onde são compartilhados os conhecimentos para o uso das ferramentas e suporte para as atividades de campo e levantamento de dados.
O objetivo do programa é promover o uso de ferramentas acessíveis e gratuitas do Google, como o Google Earth, ODK e Youtube. Essas tecnologias podem apoiar práticas relacionadas à gestão dos territórios e dar visibilidade para as histórias e reivindicações das comunidades.
O material é o produto de uma colaboração de longo prazo entre o Google Earth Solidário, a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e várias comunidades que estiveram envolvidas ao longo desses 12 anos de trabalho.
Essa iniciativa também inclui os parceiros Associação Metareilá do Povo Indígena Surui (Gamebey), Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Associação de Remanescentes Quilombolas - ARQMO, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - CONAQ, Natura e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional USAID.
O chefe do povo Paiter Suruí no estado de Rondônia, no Brasil, conheceu o Google Earth e entrou o contato com a equipe Google Earth Solidário. O objetivo dele era buscar no Google Earth o apoio para as necessidades de mapeamento do Suruí para a preservação ambiental e cultural. Foi assim que o projeto começou. Desde 2007, o projeto cresceu para mais de trinta comunidades tradicionais que vivem na Amazônia. Aqui, em colaboração com a Ecam, fornecemos os materiais de treinamento que foram utilizados para dar início aos próprios mapeamentos das comunidades.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi id porttitor diam, id elementum felis. Proin posuere ligula sed risus mattis viverra. Aliquam erat volutpat. Vestibulum rhoncus accumsan luctus. Curabitur condimentum urna sit amet felis sollicitudin accumsan at ac nulla. Phasellus dignissim et ipsum quis consequat. Donec sed sollicitudin risus. Pellentesque eget arcu turpis. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Mauris euismod vitae purus et vehicula. Nunc lobortis arcu orci, a mattis tellus mollis commodo.
Galeria de fotos
Galeria de vídeos
O projeto junto ao Fundo Vale tem o objetivo de impactar a visão socioambiental dos cidadãos do Estado de Rondônia e estabelecer sinergias para o desenvolvimento sustentável no Estado. Os trabalhos desenvolvidos pela Ecam e parceiros em Rondônia têm o foco no fortalecimento de comunidades tradicionais e melhoria da qualidade de vida com atuação no território tradicional, com a atenção aos atores externos a Ecam tem ampliado suas ações para além do território entendendo que os atores internos e externos são importantes para a conquista de resultados efetivos e duradouros.
O projeto possui quatro componentes que prevêem ações de preparação para o diálogo participativo com a finalidade de alcançar o desenvolvimento sustentável em Rondônia e conta com a participação de diversos parceiros como Kanindé, Idesam, ICV, Ibam, Agenda Pública, Aliança da Terra, Universidade da Flórida, Forest Trends e Imazon.
Cada componente do projeto tem o propósito de preparar setores da sociedade para dialogarem conjuntamente na construção de uma política pública estadual que fomente as ações de Gestão Socioambiental Municipal ao nível do Município. Abaixo seguem as componentes de estruturação do projeto.