Por Fernanda Costa
Brasileiras vão à sede do Google apresentar trabalho realizado com quilombolas
Evento Geo For Good abre espaço para trabalhos que se destacam pelo mundo
O Brasil estará muito bem representado na convenção anual do Google, que abre espaço para projetos que tenham impactos positivos no mundo. Trata-se do evento “Geo For Good”, na sede da empresa (Califórnia), que pela segunda vez selecionou um projeto da qual a Ecam encabeça. A conferência será no dia 18 de setembro e terá Muryel Arantes (coordenadora de projetos da Ecam) e Patrícia Costa (Associação Quilombola dos Remanescentes do Alto Pirativa – AQRAP).
Na sessão “Mapping in Quilombola Communities of Amazonia with Google Earth” serão apresentadas as ações e treinamentos do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais, uma parte dos resultados das pesquisas que quilombolas fizeram e os treinamentos realizados após as capacitações. As ações envolveram comunidades quilombolas de vários estados do Brasil, como Tocantins, Pará, Mato Grosso, entre outros. Na oportunidade, as palestrantes terão 15 minutos para apresentação.
Anualmente, o evento Geo For Good reúne especialistas de todo o mundo para debater soluções climáticas, de preservação e como a tecnologia ajuda nesse sentido. A Ecam, por exemplo, utiliza e capacita comunidades em ferramentas de ODK e Google Earth.
“A expectativa para o evento é poder ter mais um momento para celebrar, pois quando olhamos para os resultados das capacitações, com a possibilidade de compartilhar isso com pessoas do mundo todo, e ainda ter uma Quilombola falando durante o evento, é realmente muito gratificante”, declara Muryel Arantes, geógrafa mestra em gestão ambiental e territorial.
O trabalho da Ecam
A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), voltada para o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental. Desde 2002, a Ecam consolidou um trabalho com resultados sólidos na Amazônia. A instituição tem equipes multidisciplinares com ampla experiência na implementação de projetos e processos com comunidades locais nas áreas de gestão territorial integrada e de manejo de recursos naturais, combinando o conhecimento local com a ciência e tecnologia para soluções práticas e com possibilidade de escala.