Por Ecam
Conaq e PCN promovem encontro para tratar de ações em favor de comunidades afrodescendentes brasileiras e colombianas
A Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (Conaq) e o Processo de Comunidades Negras da Colômbia (PCN) reuniram órgãos do Governo Brasileiro e instituições parceiras da sociedade civil, no último dia 13 de dezembro, na Fundação Cultural Palmares (DF). A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) esteve presente para apresentar as iniciativas que vem promovendo junto à Conaq. A Colômbia tem se destacado nos direitos às comunidades afrocolombianas e, com isso, o encontro proporcionou o compartilhamento de iniciativas que os movimentos sociais dos dois países (Brasil e Colômbia) tem tido no que se refere à titulação dos territórios e nos processos de gestão.
O diretor da Ecam, Vasco Van Roosmalen, esteve presente junto com membros da instituição. A coordenadora de projetos da Ecam, Meline Machado, apresentou no evento o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais e o Programa Compartilhando Mundos com os principais resultados até o momento, mostrou alguns mapas mapas feitos pelos cursistas e resultados dos levantamentos da socioeconomia feitos pelas comunidades indicadas pela Conaq.
Durante o encontro, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) também estava presente e destacou a importância da Amazônia para a biodiversidade e das comunidades que nela residem, neste contexto ressaltou o valor do trabalho da Ecam e que a agência tem apoiado as agendas da Ecam e Conaq.